• Carregando...
Então formou-se uma névoa verde sobre o Couto Pereira. | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Então formou-se uma névoa verde sobre o Couto Pereira.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
  • A visão do foguetório de quem estava dentro do estádio.
  • A visão do foguetório de quem estava dentro do estádio.
  • Queima de fogos em comemoração aos 100 anos do Coritiba Foot Ball Club, no Estádio Couto Pereira
  • A fumaça verde dos fogos subiu para o céu de Curitiba.
  • Queima de fogos em comemoração aos 100 anos do Coritiba Foot Ball Club, no Estádio Couto Pereira
  • A visão do foguetório de quem estava dentro do estádio.

O mais tradicional e vitorioso clube de futebol do Paraná está em festa. Nesta segunda-feira, o Coritiba completa 100 anos de existência.

A data remete a 12 de outubro de 1909, dia em que um grupo de jovens praticantes do então recente futebol na sede do Teuto-Brasileiro, em Curitiba, reuniram-se o Teatro Hauer. O encontro era para tratar da viagem a Ponta Grossa, onde no dia 23 do mesmo mês o time enfrentaria o Tiro Pontagrossense. O primeiro jogo de fato como Coritiba ocorreria apenas em junho do ano seguinte, novamente contra Ponta Grossa, mas em Curitiba.

Confira o especial Coritiba 100 Anos da Gazeta do Povo

Acompanhe em tempo real o dia de comemorações no Alto da Glória

A virada para o esperado dia do Centenário foi acompanhada com festa e ansiedade pela torcida. Na tarde deste domingo, pelo menos mil automóveis guiados por coxas-brancas fizeram o trajeto do Palácio do Governo até o Estádio Couto Pereira, passando por diversas vias do Centro Cívico, Centro e Alto da Glória. Bandeiras e camisas davam o tom alviverde à carreata. Isso quando o próprio carro não era enfeitado com as cores do clube.

No Couto Pereira, muita alegria, cerveja e gritos de guerra do Coritiba fizeram a espera de aproximadamente seis horas passar rapidamente. Às 22 horas, o clube abriu os portões do estádio.

Pouco antes da meia-noite, 7 mil pessoas se posicionavam nas cadeiras sociais (inferiores e superiores). Um apresentador tratava de agitar o público e avisar quantos minutos faltavam para a virada.

A dez segundos da meia-noite, a contagem regressiva. Dez... nove... oito... sete... seis... cinco... quatro... três... dois... um. Um parabéns a você foi puxado, seguido de um emocionante show de fogos que iluminou toda a região do Alto da Glória.

Foram cinco minutos de rojões e muitas luzes verdes. Quando o espetáculo terminou, um integrante da torcida Império foi chamado ao microfone. Puxou pelo menos meia dúzia de músicas da organizada, cantadas a plenos pulmões pelos coxas. Depois, foi a vez de Francis Night puxar o hino "Coritiba, campeão do povo", o preferido dos torcedores, que voltaram para casa extasiados com mais uma etapa da celebração pelo centenário.

Programação cheia na segunda-feira

As comemorações prosseguem ao longo desta segunda-feira. Já a partir das 7h30, haverá a corrida de rua do Centenário. Depois, a inauguração do espaço 100 anos, missa campal, um amistoso reunindo jogadores e ex-jogadores do clube de diferentes gerações, um show com a banda do craque Marcelinho Paraíba e atividades para as crianças ao longo de todo o dia.

Para as próximas semanas, jantar comemorativo, baile de gala, homenagens, remontagem da viagem para o primeiro jogo do clube. Programação extensa e grandiosa, do tamanho do Coritiba e da paixão da sua torcida por ele. Um amor que ecoa dentro do coração de cada torcedor com o grito "Coxa, eu te amo!"

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]