• Carregando...
 | Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

Apesar de jogar como visitante neste sábado, às 18h30, contra o Goiás, o Coritiba deverá ter um time ofensivo, que não ficará só se defendendo e buscará o gol. Pelo menos é o que promete o técnico Marquinhos Santos, sem confirmar se manterá a linha com três atacantes utilizada nos últimos jogos no Couto Pereira.

"O pensamento único é jogar de maneira ofensiva, claro que de maneira equilibrada. Ainda mais enfrentando o Goiás, que dentro dos seus domínios tem uma campanha muito boa", afirmou o treinador coxa-branca. Em 13 jogos como mandante, o Esmeraldino teve sete vitórias, três empates e três derrotas.

Na busca da terceira vitória seguida no Brasileiro, o que pode tirar o time da zona de rebaixamento, Marquinhos Santos lembrou que o Coritiba precisa saber jogar no campo grande do Serra Dourada. "Temos que saber aproveitar os espaços deixados por eles. Por conta disso vamos dar a liberdade aos jogadores ofensivos, mas também tendo um equilíbrio defensivo para que possamos trazer de lá um bom resultado", disse o técnico alviverde no embarque da equipe na véspera da partida.

GoiásA tendência é que o técnico Ricardo Drubscky mantenha o mesmo time que empatou com o Vitória na última rodada, apesar da equipe ter melhorado no segundo tempo com a entrada de Bruno Mineiro. O lateral-direito Moisés segue lesionado e meia Tiago Real, revelado pelo Coritiba, será mantido improvisado na posição.

O Goiás deve entrar em campo com Renan; Tiago Real, Pedro Henrique, Jackson e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha; Erik e Samuel.

CoritibaSem Helder e Rosinei, lesionados, além do zagueiro Welinton, que ainda recupera-se o condicionamento físico após recuperar-se de lesão, o volante Baraka será a principal novidade da equipe. Com Zé Love suspenso, a dúvida fica entre o volante Gil e o meia-atacante Élber.

O Coritiba do técnico Marquinhos Santos entrará em campo com: Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Gil (Élber), Robinho e Alex; Martinuccio e Joel.

Chave da vitória

Como o próprio Alex disse no embarque do time para a Goiânia, uma vitória coxa-branca passa primeiro por uma boa marcação no campo grande do Serra Dourada. Depois disso, o time precisa jogar, aproveitando-se da velocidade dos seus atacantes. Elementos surpresas como Robinho e os zagueiros nas cobranças de bola parada também serão importantes.

Melhor e pior cenário

No melhor cenário, o Coritiba pode subir para o 13.º lugar neste fim de semana. Para isso, precisa derrotar o Goiás e torcer para que o Palmeiras perca para o Grêmio, em São Paulo, além de tropeços de Chapecoense, Atlético e Bahia. Por outro lado, caso o Coxa saia derrotado do Serra Dourada, pode voltar à lanterna caso Vitória, Criciúma e Botafogo vençam. No pior cenário, a diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento pode chegar a dois pontos.

O árbitro

O árbitro será Flavio Rodrigues Guerra (SP), auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP). Neste Brasileiro Guerra apitou apenas um jogo do Coritiba, no empate em 1 a 1 com o Fluminense, no dia 09/8, no Maracanã. Pela Copa do Brasil, ele também era o árbitro na vitória coxa-branca sobre a Caldense por 2 a 0, no dia 30/4.

Histórico

Em Brasileiros as duas equipes já se enfrentaram 25 vezes. Foram nove vitórias do Coritiba, sete do Goiás e nove empates. O Coxa marcou 33 gols e sofreu 28. A última derrota coxa-branca aconteceu em 2009. Desde então são quatro partidas de invencibilidade no duelo.

No primeiro turno

Depois de ficar as oito primeiras rodadas sem vencer no Brasileiro, o Coritiba conquistou a primeira vitória justamente contra o Goiás, na nona rodada do primeiro turno. O triunfo por 3 a 0, com gols do meia Alex, do lateral-esquerdo Dener e do atacante Keirrison, ocorreu na Vila Capanema porque o Couto Pereira estava fechado para ser preparado para a Copa do Mundo, quando foi utilizado por algumas seleções como campo de treinamento.

Campanha

Em 17º lugar na classificação, o Coxa tem sete vitórias, oito empates e 12 derrotas em 27 rodadas, totalizando 29 pontos. Foram 26 gols marcados e 28 sofridos. Já o Goiás, 10º colocado, fez 34 pontos em nove vitórias, sete empates e 11 derrotas. O número de gols marcados e sofridos é exatamente o mesmo do time coxa-branca.

Curiosidades

Em 1989, Coritiba e Goiás fizeram um dos jogos mais emocionantes do Brasileiro. O Coxa abriu o marcador com Carlos Alberto Dias, mas o Goiás, que contava com o então jovem Túlio no comando de ataque, virou com gols de Carlos Magno e do próprio Maravilha. Tudo parecia perdido para os paranaenses, até que a reação veio, fulminante, nos dez minutos finais: o japonês Kazu empatou aos 36 do segundo tempo e, aos 43, Carlos Alberto Dias marcou seu segundo, decretando a vitória no Serra Dourada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]