• Carregando...
O atacante Jorge Ortega já treina com o grupo do Coritiba, mas não tem data para estrear. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O atacante Jorge Ortega já treina com o grupo do Coritiba, mas não tem data para estrear.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Paraguai entrou de vez na rota de contratações do Coritiba. Na semana passada, o atacante Jorge Ortega, ex-Sportivo Luqueño, foi apresentado. Até a próxima semana, outros dois atletas do país vizinho desembarcam no Alto da Glória: o zagueiro Nery Bareiro, ex-J unior Barranquilla (Colômbia), e o lateral-esquerdo Cesar Benítez, que estava no Cerro Porteño.

A investida do Coxa em jogadores paraguaios não aconteceu por acaso. Diante de um mercado latino inflacionado, especialmente na Argentina e Colômbia, o clube buscou alternativas economicamente mais viáveis.

“O mercado do Paraguai nos favorece. É o menos valorizado financeiramente. Encontramos preços mais em conta e, como eles não tem um intercâmbio direto com a Europa, a preferência dos paraguaios é vir para o Brasil primeiro. Depois tentam uma ponte para o futebol europeu”, explica o diretor de futebol alviverde, Valdir Barbosa.

‘Conexão Paraguai’ tenta amenizar erros do Coritiba com boleiros sul-americanos

Leia a matéria completa

O trabalho de prospecção envolve todo o departamento de observação técnica do Coxa e passa por indicações, sugestões e, principalmente, pelas facilidades oferecidas por uma série de programas e empresas especializadas. Hoje, por exemplo, o clube não precisa bancar viagens para observadores e/ou diretores irem a outros países em busca de contratações.

“São serviços pagos, mas que te oferecem uma gama infinita de informações. Recebemos jogos integrais de times do mundo todo, da 1.ª, 2.ª e 3.ª divisões de vários países, estatísticas, gols e números... Não é como antigamente, com DVDs com apenas os melhores momentos”, conta Barbosa.

Paraguaios na história do Coxa

Agapito Sanchez (atacante, jogou em 1961); Struway Samaniero (volante, jogou de 1998 a 1999); Germal Angel Segóvia Riquelme (meia-atacante, curta passagem em 2009) e Luiz Cáceres (volante, chegou ao Coritiba em 2015 e permanece até hoje)

O trio paraguaio teve o aval do técnico Gilson Kleina. “Sem ele não fazemos nada. Só se for um jogador do nível Messi para contratarmos sem consultar o treinador. Aí você faz uma surpresa”, brinca o dirigente. “Ele não só é consultado, como referenda, afinal é ele quem vai trabalhar com o jogador”, reforça.

A expectativa é que os vínculos de Bareiro e Benitéz com o Coritiba sejam formalizados até a próxima quinta-feira (18). A dupla estava livre para negociar com o Alviverde. O primeiro terminou seu contrato com o Cerro, enquanto o segundo rescindiu com o Junior Barranquilla.

“Isso facilitou demais para nós, pois não é necessário aporte financeiro para trazer os jogadores”, diz Barbosa. Os dois atletas chegam ao clube com contratos vigentes até o final da temporada. O Coritiba terá a preferência na renovação de ambos os vínculos ao término deste período.

Fichas

Nery Bareiro - nasceu em San Lorenzo, no Paraguai, e tem 27 anos. Começou a carreira nas categorias de base do Libertad em 2007, jogou no Deportivo Luqueño no mesmo ano e, de 2008 a 2011 defendeu o Tacuary, também do Paraguai. Depois voltou ao Libertad, jogou no Deportivo Cali, da Colômbia, OFI Creta, da Grécia, e Júnior Barranquilla, também da Colômbia.

Cesar Benítez - Tem 25 anos e começou no Cerro Porteño, seu único time como profissional. Já serviu à seleção paraguaia sub-20 e principal. Atua como lateral-esquerdo, mas também já jogou como zagueiro e meio-campista. Participou do título paraguaio de 2015 pelo Cerro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]