• Carregando...
Coxa foi o time mais indisciplinado do Brasileiro 2015 | Antônio More/Gazeta do Povo
Coxa foi o time mais indisciplinado do Brasileiro 2015| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O Coritiba foi o quarto time mais indisciplinado do último Brasileiro, com 116 cartões amarelos em 38 jogos – média de 3,05 por partida. Para tentar evitar tantas advertências, a diretoria organizou para esta segunda-feira (18) uma palestra com o delegado da CBF e instrutor de arbitragem Gerson Balutta, aproveitando o dia de descanso após o primeiro jogo-treino do time na temporada.

A palestra foi dividida em duas partes, com uma rápida passada nas regras e na dinâmica de grupo entre os jogadores, que chegaram a simular situações de jogo para tirar dúvidas que costumam surgir em campo. “Infelizmente a maioria dos atletas e todos que estão envolvidos com o futebol não sabem as regras do jogo. Pegamos alguns aspectos práticos da regra e debatemos sobre o assunto”, explicou Balutta.

Coritiba deve adquirir revelação do Foz por R$ 400 mil

Leia a matéria completa

A parte interativa envolveu também a exibição de vídeos de lances de jogo, quando os jogadores assumiram o papel de árbitro para decidir se determinada falta era passível de punição ou não. “Tentamos explicar a diferença entre uma falta imprudente, uma temerária, passível de amarelo, e outra de força excessiva, que normalmente resulta em cartão vermelho. Explicamos o que a Fifa julga imprudente ou violento. Foi bem bacana, todos participaram”.

Um dos objetivos, segundo o diretor de futebol Valdir Barbosa, é mostrar que os jogadores também podem se utilizar da regra em benefício próprio. “A palestra é importante para mostrar ao jogador que as vezes temos possibilidades que desconhecemos. São detalhes e regras que se o jogador sabe como funciona, pode até tirar proveito. É uma oportunidade de aprender”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]