• Carregando...
Devolvido pelo Figueirense, Moacir aguarda resultados de exames feitos no Coritiba que podem definir seu futuro no futebol | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Devolvido pelo Figueirense, Moacir aguarda resultados de exames feitos no Coritiba que podem definir seu futuro no futebol| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Cardíacos

Conheça alguns casos de jogadores que tiveram problemas no coração:

Serginho

Durante um exame de rotina no São Caetano foi detectada uma arritmia cardíaca. Porém, após alguns cuidados com a dieta, ele foi liberado para jogar. Em 27 de outubro de 2004, no confronto contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, sofreu um ataque cardíaco, chegou a ser atendido no gramado, mas faleceu.

Wendel

O garoto de 14 anos morreu durante um treinamento no CT do Vasco, em fevereiro de 2012, por causa de um ataque.

Washington

Na Turquia em 2003, exames apontaram uma lesão na artéria esquerda do coração. O jogador precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um stent para desobs­trução e retornou aos gramados para ser o artilheiro do Brasileirão 2004 pelo Atlético, com 34 gols.

Fabrício Carvalho

No início de 2005, exames detectaram uma arritmia cardíaca. Em 2007, conseguiu ser liberado para voltar aos gramados.

Emerson Nunes

Em 2010, foi contratado pelo Avaí, onde foi diagnosticada uma obstrução arterial, que o faria encerrar a carreira no ano seguinte.

William

Destaque na Copa São Paulo de 2004, pelo Palmeiras, teve de interromper a carreira por um grave problema cardíaco. Ficou dois anos sem jogar e retornou aos gramados pelo próprio clube, passando depois por outros.

José Rojas

O Botafogo desistiu de contratá-lo em 2011 após exames que revelaram uma arritmia. Ele retornou à Universidade de Chile.

Eduardo Allax

Uma dilatação na artéria aorta torácica fez o goleiro abandonar os gramados em 2011, quando defendia o Figueirense.

O lateral-direito Moacir aguarda para amanhã o resultado de uma ressonância magnética que ajudará a diagnosticar a extensão do problema cardíaco que surpreendeu o próprio jogador.

Dispensado pelo Coritiba em meados de junho, o atleta, de 28 anos, descobriu uma alteração no coração durante os testes de rotina no processo de transferência para o Figueirense, há 15 dias. "Devolvido" ao Alto da Glória, onde tem contrato até novembro, passa por avaliações para identificar a gravidade da cardiopatia.

"Ele precisou passar por um período de repouso para poder fazer a ressonância magnética, um exame mais detalhado e preciso. Foi feito ontem [quarta] e o resultado sai no sábado para ajudar o diagnóstico", explicou o empresário do lateral, Gilmar Medeiros.

Ele contou que após o baque da notícia, Moacir está bastante calmo a espera do resultados. "Ele é um pouco frio. Parece até que não aconteceu nada", comentou o agente. Antes de ser anunciado no Coritiba no início do ano, o lateral teve passagens por Sport, Corinthians e Paraná. Participou de três jogos pelo Coxa no Brasileiro, mas não continuou nos planos do técnico Celso Roth.

O médico do clube catarinense Sérgio Parucker explicou que no exame cardiológico foram detectadas algumas alterações, confirmadas com avaliações mais detalhadas apontando uma dilatação na região do miocárdio. "Ele fez um teste ergométrico, que deu normal, e fez um eletrocardiograma, que deu algumas alterações. Aí, por bem, a gente fez contato com o cardiologista do Coritiba, dissemos que tinha algumas alterações, e que, no momento, o atleta não teria condições de fazer uma atividade de alto rendimento", explicou, sem descartar uma reversão do problema. "Vai deperder dos exames, mas explicaram que pode ser algo mais simples e ele ter de permanecer por repouso por uns três meses, ser reavaliado e voltar a jogar", acrescentou.

O médico José Mauro, cardiologista do Coritiba, preferiu não comentar a situação do jogador antes de ter acesso aos laudos definitivos dos exames.

Visita

O Coritiba negou interesse no atacante Rafael Coelho, 26 anos, que estava no clube chinês Guangzhou R&F. O jogador esteve no CT da Graciosa nesta semana para uma avaliação médica a pedido do seu empresário, Adriano Ramos Spadoto. Revelado pelo Figueirense, o atleta sofreu uma lesão no joelho e queria mais uma opinião sobre o melhor tipo de tratamento. Como o Coxa procura um atacante, a visita abriu espaço para especulações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]