• Carregando...
Gladiador tem sido decisivo para o Coxa em 2016 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Gladiador tem sido decisivo para o Coxa em 2016| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O gol marcado na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, no último sábado (23), pela 16.ª rodada do Brasileiro, reforçou o caráter decisivo do atacante Kléber no Coritiba em 2016. Foi o 19.º gol do Gladiador no ano – que ainda perdeu um pênalti no jogo. Marca que o alça à segunda posição na lista de artilheiros do país nesta temporada, atrás de Rodrigão, ex-Campinense e atualmente no Santos, com 21.

Ídolo no ABC, goleiro Vaná, ex-Coritiba, emociona pequeno torcedor em despedida; assista

Leia a matéria completa

Com dores musculares na coxa direita após a vitória sobre os pernambucanos, no entanto, Kléber virou dúvida para a partida contra o Flamengo, domingo (31), no Couto Pereira. O jogador será reavaliado nesta terça-feira (26). Situação que preocupa o Alviverde.

Além dos cinco gols já anotados na Série A, outros números de Kléber na disputa ressaltam que sua importância para o Coxa vai além da missão de balançar as redes. O camisa 83 é o líder de finalizações certas da equipe, com 13; é o segundo na lista de assistências para finalizações, com 20, atrás apenas de Juan, que tem 30; e o jogador que recebeu mais faltas em todo o campeonato (52).

Combativo e participativo, Kléber tem como efeito colateral algumas marcas negativas: é quem mais perdeu a posse de bola no time (69 perdas), além de ser o que mais cometeu faltas em todo o Brasileiro (44). No Coxa, lidera ainda a lista dos cartões amarelos, ao lado do volante João Paulo e do zagueiro Luccas Claro, com cinco cada. Os dados são do Footstats.

Estatísticas que não ofuscam a dependência do Coritiba do futebol do Gladiador. No Estadual, o rendimento do clube com Kléber em campo foi de 69,4%. Sem ele, caiu para 33,3%. Já contando todos os jogos do ano, entre Paranaense, Primeira Liga, Copa do Brasil e Brasileiro, o Coxa acumula 51,7% de rendimento com Kléber e 43% sem ele.

Além de reforçar o papel de Kléber no elenco, a vitória sobre o Santa Cruz foi a primeira do Coxa como visitante neste Nacional. E ajudou o time a deixar a zona de rebaixamento da competição. Agora, o Coritiba é o 15.º colocado, com 18 pontos. Um a mais do que o Botafogo, que abre a ZR, com 17.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]