• Carregando...
FPF, presidida por Hélio Cury, preferiu não se manifestar sobre o assunto. | Antônio More/Gazeta do Povo
FPF, presidida por Hélio Cury, preferiu não se manifestar sobre o assunto.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Em ação movida na Justiça contra a Federação Paranaense de Futebol (FPF), Atlético e Coritiba conseguiram uma decisão favorável para que a entidade seja obrigada a divulgar documentos envolvendo transações financeiras nos últimos três anos. A decisão é de 30 de novembro, mas o acórdão foi publicado nesta quarta-feira (14).

LEIA MAIS: Perito examina contas da FPF e conclui que a gestão financeira é questionável

O interesse da dupla Atletiba desde a última eleição da FPF, em março de 2015, é focado em dois aspectos: as doações da Federação para os clubes e a aquisição de troféus e medalhas na loja do presidente da entidade, Hélio Cury.

RELEMBRE: Hélio Cury acusa Petraglia de pagamento ilegal para perito judicial

Na decisão do Tribunal de Justiça, em segunda instância, feita em colegiado por três desembargadores e assinada pelo desembargador relator Péricles Bellusci de Batista Pereira, foi aceito o pedido de transparência dos documentos de “qualquer repasse financeiro e de material esportivo realizado em favor dos filiados, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses” e “informações detalhadas sobre todas as aquisições de troféus, medalhas e materiais esportivos efetuados nos últimos 36 (trinta e seis) meses”.

LEIA TAMBÉM: Dupla Atletiba usa venda de troféus para derrubar Hélio Cury

A FPF tem até 15 dias para entregar a documentação ou recorrer em uma instância superior. Procurada, a Federação afirmou, via assessoria de imprensa, que não iria se manifestar porque não tinha ainda sido comunicada da decisão judicial.

Desde 2008 no comando da FPF, Hélio Cury venceu a última eleição contra o candidato Ricardo Gomyde, que era apoiado pela dupla Atletiba, após uma campanha de muitas acusações e disputas judiciais. Nas urnas, o atual presidente venceu por 33 a 25, com apoio dos clubes amadores e ligas.

Agora, diante das brigas na justiça, o clima volta a ficar conturbado entre os principais clubes do estado e a entidade que rege o futebol paranaense. Com o fim do Brasileiro, um dos focos dos clubes é justamente o Campeonato Paranaense, que será disputado a partir do dia 29 de janeiro e é organizado pela FPF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]