• Carregando...
Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais, encampou a posição da CBF contra a Primeira Liga. | Reprodução/CBF TV
Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais, encampou a posição da CBF contra a Primeira Liga.| Foto: Reprodução/CBF TV

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltar atrás em seu apoio à criação da Primeira Liga, a Copa Sul-Minas-Rio, e romper com o diretor da Liga, Alexandre Kalil, o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Rinaldo Martorelli também assumiu posição contrária ao campeonato. A oposição é tamanha que o dirigente admitiu a possibilidade de entrar na Justiça para impedir a realização do torneio.

Em gravação veiculada no site da CBF, Martorelli afirmou que o calendário da nova disputa coincide com o dos estaduais, que deve iniciar em janeiro. “Estamos percebendo que vai haver uma sobreposição de datas e isso nos preocupa. E essa preocupação redunda que a gente vá até buscar até mesmo os tribunais para que a preservação do direito do atleta seja observada e respeitada”, garantiu. Ele alega estar preocupado com a integridade física dos atletas.

“A criação da Liga pode afetar os direitos que vínhamos lutando para consagrar. A necessidade da integridade dos atletas, principalmente no intervalo entre os jogos, porque a fisiologia nos diz que é importante para a sobrevivência dos atletas”, prossegue.

Apesar das afirmações do dirigente da Fenapaf, a maioria dos clubes que disputaria a primeira edição da nova competição em 2016 já sinalizou que teria uma equipe alternativa para disputar os estaduais. O problema, entretanto, ficaria para equipes que disputarão a Libertadores, cujas datas também poderiam coincidir com a Sul-Minas-Rio.

Em nota publicada em seu site oficial, a Fenapaf reforçou a insatisfação com a competição. “Esperamos que a Liga não se viabilize em detrimento de conquistas recentes dos atletas: período de férias, pré-temporada e intervalo de jogos são conquistas inegociáveis para a nossa categoria”, diz o texto, que critica ainda a “incompetência dos dirigentes brasileiros”, mas garante que os atletas não podem pagar a conta pela situação.

Assembleia Administrativa

A CBF convocou todas as federações para uma assembleia na próxima terça-feira (27). O objetivo da entidade é fazer uma votação com os dirigentes estaduais sobre a disputa da Primeira Liga. A proposta de uma assembleia para viabilizar a disputa foi justamente o estopim para o rompimento de Alexandre Kalil, diretor-executivo da Liga, com a entidade. Kalil, por sinal, já garantiu que o resultado da assembleia em nada afetará o planejamento da Copa Sul-Minas-Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]