• Carregando...
Abertura no campo de jogo foi feita para as cerimônias dos Jogos Paralímpicos. | Emerson Rocha/Rádio Globo
Abertura no campo de jogo foi feita para as cerimônias dos Jogos Paralímpicos.| Foto: Emerson Rocha/Rádio Globo

A grama do Maracanã só terá condições de jogo no dia 17 de outubro. Esse é o prazo final com o qual trabalha a empresa responsável. Com isso, no que depender das condições do gramado, o Maracanã estaria liberado para a partida entre Flamengo e Corinthians, no dia 23 de outubro. Já o clássico entre Fluminense e Flamengo, no dia 12 não tem chance de acontecer.

A empresa responsável pelo plantio do gramado só vai entrar no Maracanã no dia 27 de setembro. Por enquanto, o estádio está sem nenhum gramado, já que esse foi retirado para a abertura dos Jogos Paralímpicos.

Antes dos rolos de grama serem colocados na terra, um buraco de 1,80m de profundidade, 4m de largura e 6m de comprimento, precisa ser fechado. Esse foi feito para abrigar uma “sala de controle” que comandou a maquina que dançou com Amy Purdy. Sem danos no sistema de drenagem, a cratera será fechada em quatro ou cinco dias.

Depois do nivelamento de terra, os rolos de grama vindos de Saquarema, poderão ser instalados. Este processo demora quarto ou cinco dias. As chuvas costumam ajudar a que a muda da grama pegue no novo local. Com a planta já adaptada no novo local, são cerca de mais 10 dias para que ela fique 100% igual e tenha condições de jogo.

Porém, a liberação do estádio não depende só do gramado, segundo informou a Rio-2016. Dentro do campo de jogo há muita coisa para ser desmontada e várias cadeiras para serem instaladas.

Se no Maracanã a grama exige um cuidado de cerca de 21 dias, a do Engenhão só precisa cinco dias. Os desgaste no gramado feito principalmente pelas provas de arremesso de peso são simples de resolver. A empresa já trabalha no estádio do Botafogo desde o dia 18 de setembro, quando acabaram as competições de atletismo.

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial, a assinatura do contrato com a Fundação Getúlio Vargas para que seja feita um estudo de viabilidade para a nova concessão do Maracanã com a participação dos clubes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]