• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Paraná viverá um importante momento de sua história no dia 23 de setembro, data da eleição presidencial do clube. Esta será a primeira oportunidade dos “torcedores de arquibancada” decidirem o futuro da instituição. Antes, apenas os sócios olímpicos podiam participar dos pleitos, fato que mudou após a mudança do estatuto do clube e a consequente unificação dos planos de sócios torcedores e olímpicos.

1) Quem pode votar?

Sócios do Paraná em dia com as mensalidades tanto no dia do cadastramento, como na data das eleições. Não há mais distinção entre sócios olímpicos e torcedores, como ocorreu em todas as disputas eleitorais anteriores no clube. Os eleitores via arquibancada são maioria no colégio eleitoral.

2) Qual o prazo para os sócios se cadastrarem?

Os associados têm até o próximo sábado (22), às 20 horas, para se cadastrar na comissão eleitoral do clube. Os cadastros podem ser feitos no site do Tricolor.

3) Por que os sócios em dias precisam se cadastrar para votar?

Para confirmar inscrição no colégio eleitoral do Paraná, que terá direito a voto e será o responsável por eleger o novo Conselho Diretor.

4) Quando assume o novo presidente?

Na primeira quinzena de dezembro de 2015. A data exata será definida pelo Conselho Deliberativo após as eleições. O período entre o resultado do pleito e a posse do novo presidente será de transição entre as gestões.

5) Há candidatos de oposição?

A movimentação de bastidores no clube é intensa. Pelo menos dois grupos de oposição tentam articular composição de chapas com empresários interessados em investir no Paraná.

ENQUETE: o Paraná deve vender a sede social para socorrer o futebol?

6) Quem é o candidato da situação?

Tudo indica que Leonardo Oliveira, vice-presidente financeiro e braço direito do empresário Carlos Werner, seja o candidato. O Paranistas do Bem, no entanto, ainda não confirma oficialmente, pois a entrada de outro importante empresário paranista na chapa poderia alterar a composição.

7) Qual o tamanho máximo do colégio eleitoral?

Atualmente, cerca de 4 mil sócios estão em dia com as mensalidades do clube e poderiam, portanto, se cadastrar no colégio eleitoral. Outros 500 sócios com as mensalidades atrasadas podem ainda quitar o débito e se tornarem aptos.

8) Quantas pessoas estão aptas a votar até o momento?

Cerca de 950 associados fizeram o cadastro no colégio eleitoral.

9) Qual o prazo para inscrição de chapas?

As chapas têm até a próxima segunda-feira (24), às 9 horas, para realizar a inscrição e confirmar a disputa pelo pleito.

10) O atual presidente pode se reeleger?

Luiz Carlos Casagrande, o Casinha, garante que não há nenhum impeditivo legal que o impeça de concorrer e não descarta uma candidatura. Como o Paranistas do Bem praticamente definiu seu candidato, Casinha poderia até mesmo sair em uma chapa de oposição. “Estou fechado com o grupo”, garante o presidente, por enquanto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]