• Carregando...
 |
| Foto:

O Paraná encerra na noite desta terça-feira (30), em Campinas, contra a líder Ponte Preta, uma série de cinco jogos seguidos contra equipes que estão no atual top 10 da tabela da Série B. Nas quatro partidas anteriores, contra Ceará, Boa Esporte, Avaí e Náutico, o Tricolor não venceu: foram dois empates na Vila Capanema e duas derrotas como visitante.

O recente retrospecto negativo contra os candidatos ao acesso, entretanto, não intimida o técnico Ricardinho, que acredita nas condições de vitória de seus comandados no Moisés Lucarelli. "Entendemos que vamos enfrentar um adversário que vem crescendo na disputa, que tem bons jogadores, mas também temos condições de vencer", confia o treinador.

Ponte Preta

O técnico Guto Ferreira deve promover três alterações em relação à equipe que bateu o Ceará, por 3 a 1, no último sábado. Na zaga, o zagueiro Gilvan, fisicamente desgastado, dá lugar a Raphael Silva. Já o meia Renato Cajá e o atacante Roni, que haviam sido poupados contra o Vozão, voltam a ficar à disposição: eles devem entrar nas vagas de Adrianinho e Thomás.

Assim, a Macaca deverá entrar em campo com Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Raphael Silva e João Paulo; Fernando Bob, Juninho, Renato Cajá e Roni; Cafu e Alexandro.

Paraná

No Paraná, o rodízio de jogadores segue a todo vapor. Desde que assumiu o cargo, Ricardinho não repetiu uma vez sequer a escalação do time. De quebra, os únicos dois atletas que haviam sido titulares em todas as partidas sob seu comando estão fora do onze inicial na noite desta terça: o zagueiro Alisson, suspenso, e o volante Lucas Otávio, por opção.

Além deles, o lesionado Giancarlo e o atacante Júlio César também saem do time, que contará ainda com as estreias dos zagueiros Alef e Cleiton, titulares, e do atacante Léo Mineiro, possível opção para o segundo tempo. O provável Paraná entrará em campo com Murilo; Chiquinho, Cleiton, Alef e Paulinho; Jean, Edson Sitta, Henrique Santos e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Arthur.

Chave da vitória

O Paraná irá necessitar de superação para bater a líder Ponte Preta, que vem de cinco vitórias seguidas. Além do forte adversário, a falta de entrosamento do time poderá pesar contra o Tricolor. Segurar o meia Renato Cajá será uma das principais tarefas da equipe, que aposta no retorno de Tiago Alves, artilheiro no time na Série B, para surpreender a Macaca em seus domínios. Um fato em particular pode servir de alento aos paranistas: a última derrota da Ponte na competição aconteceu justamente em Campinas. Na 21ª rodada, a equipe perdeu diante de seu torcedor para o Atlético-GO, por 4 a 3.

Melhor e pior cenário

Com uma vitória, o Tricolor chegaria a 34 pontos, podendo ultrapassar até quatro times e alcançar a 10ª colocação, caso os concorrentes — Bragantino, ABC, Santa Cruz e Luverdense — tropecem. Com a derrota, o time perderia no máximo uma colocação, caindo para a 15ª posição. O revés poderia ainda derrubar para quatro pontos a distância para a zona de rebaixamento.

Histórico

Paraná e Ponte Preta já se enfrentaram em 25 oportunidades — 12 vezes pela Série A, 11 pela Série B e duas pela Copa do Brasil. A vantagem é dos paulistas: foram 11 vitórias da Macaca, oito empates e seis triunfos do Tricolor.

No primeiro turno

Atuando na Vila Capanema, o Paraná saiu na frente com gol do lateral direito Carlinhos Miranda, jogador que já foi até dispensado do clube. A Ponte, no entanto, não se intimidou e virou o confronto com gols de Edno e César: 2 a 1 para os visitantes.

Campanha

O Paraná é o 14º, com 31 pontos, a sete do Icasa, time que abre a ZR. Há quatro partidas sem vencer, o Tricolor se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento. O time, que chegou a permanecer cinco rodadas na área de degola desta Segundona, se recuperou e ganhou gordura na tabela. A continuação da atual série negativa, no entanto, pode comprometer a campanha paranista.

A Ponte é a atual líder, com 49 pontos, a seis do Ceará, primeira equipe fora do G4. Apesar de campanha regular, a Macaca demorou para entrar no grupo do acesso: foi apenas na 23ª rodada. Entretanto, a ascensão veio em momento importante da competição.

Curiosidades

Além do confronto válido pelo primeiro turno da Série B, Paraná e Ponte Preta se enfrentaram outras duas vezes neste ano, pela Copa do Brasil. Após empates por 1 a 1 em Curitiba e Campinas, a Ponte levou a melhor nos pênaltis e se classificou para a terceira fase da disputa.

O árbitro

O trio de arbitragem é do Tocantins. Alisson Sidnei Furtado é o árbitro. Fábio Pereira e Francisco Casimiro de Souza, os auxiliares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]