• Carregando...
Técnico Claudinei Oliveira durante treino do Paraná. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Técnico Claudinei Oliveira durante treino do Paraná.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A liderança do Paraná, único time com 100% de aproveitamento no Estadual 2016, é o reflexo de um grupo que tem mostrado fôlego até o final das partidas. Dos dez gols marcados pela equipe neste ano, sete saíram no segundo tempo. Em todos os quatro confrontos disputados, o Tricolor balançou a rede após os 38 minutos da etapa final.

INFOGRÁFICO: veja em que momentos o Tricolor balançou a rede no Paranaense deste ano

Dentro do clube, o bom desempenho na fase derradeira das partidas é explicado por vários motivos. O primeiro está no trabalho do preparador físico Marcos Walczak, que tem apostado na tecnologia para colocar os atletas paranistas na melhor forma possível. Um dos aliados é um equipamento que monitora a frequência cardíaca dos jogadores, apontando qual a intensidade de treinamento é recomendada para cada atleta.

“Esse equipamento já estava no clube, mas não vinha sendo usado no ano passado. O [ex-técnico] Fernando Diniz não gostava muito de usá-lo. Agora estamos usando sempre. O Claudinei Oliveira é um adepto da tecnologia, o que facilita o trabalho”, conta Walczak.

Entenda por que os jogos do Paraná na Vila não estão no pay-per-view

Leia a matéria completa

O papel do treinador é outra razão apontada para o sucesso tricolor. Segundo Walczak, a compactação da equipe implantada por Claudinei faz com que os jogadores se desgastem menos nos jogos.

Sem contar a parte psicológica. O goleiro e capitão Marcos afirma que o discurso do “correr até o fim” tem sido reforçado pelo comandante paranista.

“O Claudinei tem batido muito nisso, de a gente não desistir nunca. Então nos motiva sempre para que, enquanto nós estivermos dentro do campo, darmos o máximo. Depois entramos no vestiário, todo mundo cansado, mas um olhando na cara do outro com satisfação “, afirma o camisa 1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]