• Carregando...
No Paraná, Milton Mendes terá a primeira grande chance no futebol brasileiro, depois de passagens por Portugal e Catar | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
No Paraná, Milton Mendes terá a primeira grande chance no futebol brasileiro, depois de passagens por Portugal e Catar| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

O Paraná terá um "estreante" à frente do banco de reservas na partida que inaugura a participação do time no Campeonato Paranaense 2014 amanhã, às 19h30, na Vila Capanema, contra o Cia­­norte.

É o técnico Milton Men­­des, 48 anos, que volta a comandar uma equipe brasileira depois de sete anos longe da terra natal. Nada que lhe impeça de fazer uma profecia pra lá de ousada: "O favorito [ao título] é o Paraná Clube", disse, ontem, enquanto fazia os últimos ajustes na formação escolhida para abrir o regional.

Desde que iniciou a carreira de treinador, em 2002, só teve uma oportunidade em equipes do país: o Bon­­sucesso-RJ, em 2006. Nos outros anos, intercalou-se entre Machicho e Marítimo, ambos de Portugal, e Qatar SC e Al-Shahaniya, dupla do Catar.

Com tanto tempo fora do país, é normal que esteja contando os minutos para a partida de amanhã. "Eu realmente estou com vontade de que o momento do jogo chegue. Não é ansiedade, é mais vontade mesmo", revela o catarinense, que está quase totalmente readaptado à cultura brasileira, exceto uma ou outra palavra que sai mais para o português europeu do que para o tupiniquim.

O retorno ao Brasil veio graças ao novo diretor de futebol paranista, o ex-jogador Roque Júnior, que ao receber referências de outros profissionais, chegou ao nome de Mendes. Um estudioso, mas com experiência de campo. No fim, porém, um desconhecido, exceto na lembrança de poucos que o recordam como zagueiro do Vasco e do Criciúma, entre 1984 e 1987.

"Ainda não tivemos o privilégio de ver o trabalho dele aqui no Brasil, mas nessas duas semanas ele demonstrou grande capacidade e conhecimento, além de ser um treinador muito disciplinador. É um profissional do mais alto gabarito", descreve o meia Lúcio Flávio, um dos contatados pelo treinador para conhecer um pouco mais do clube antes de assinar.

A readaptação do comandante tem ocorrido às pressas. Apresentado no dia 20 de dezembro de 2013 e com o primeiro contato com os jogadores no dia 2 de janeiro, teve pouco tempo para se situar.

Ele admite que é difícil iniciar um campeonato com tão pouco tempo de treinamento, mas tem o alento de que os jogadores têm demonstrado maturidade suficiente para facilitar o trabalho dele. "Tem sido uma experiência gratificante para mim. Os nossos atletas têm mostrado uma inteligência tática grande, completamente diferente do que dizem dos jogadores brasileiros. Temos tudo para fazer coisas bonitas no ano", projeta Mendes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]