• Carregando...
Com as novas regras, membros da comissão técnica também poderão ser amarelados pelo árbitro | Rodolfo Buhrer/ Agencia Gazeta
Com as novas regras, membros da comissão técnica também poderão ser amarelados pelo árbitro| Foto: Rodolfo Buhrer/ Agencia Gazeta

O futebol terá mudanças nas regras que entrarão em vigor a partir de 1.º de junho de 2019 – após seis rodadas do Brasileirão 2019 Série A e cinco da Série B. Aliás, a sexta rodada da Segundona pode ser metade com as normas atuais e outra parte com a inovação.

As mudanças já foram oficializadas pela International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do esporte. A Confederação Brasileira de Futebol pode pedir à Fifa para antecipar o início da implementação.

Entre as principais novidades estão a consolidação da infração da mão na bola, alterações nas barreiras para bolas paradas e cartões para os técnicos. Veja o que muda: 

Mão na bola

Lances de toque na bola com mão ou braço serão considerados faltosos independentemente se forem involuntários. A partir de junho, qualquer jogada que tenha toque de mão na bola será invalidada. Antes, os lances careciam de interpretação dos árbitros. Só não será marcada infração de toques da bola no braço que estiver junto ao corpo e com proximidade muito grande entre chutador e marcador.

Barreira

Jogadores do time detentor da posse de bola deverão ficar pelo menos a um metro dos adversários que formam a barreira. Ou seja, o empurra-empurra nas barreiras entre jogadores adversários está com os dias contados.

>> Guia dos jogos na TV: onde assistir Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana

>> Sem Globo, Turner e Premiere, 52 jogos do Brasileirão 2019 são excluídos da TV

Substituição

Jogadores substituídos deverão obrigatoriamente deixar o gramado pela linha na qual estiverem mais próximos. Atualmente, os jogadores podem sair por onde quiserem. A regra é para acelerar as alterações e acabar com a “cera” nas substituições.

Cartões para técnicos e comemorações

Todos os membros da comissão técnica também poderão ser advertidos com cartão amarelo e vermelho. Até então, o árbitro pode apenas advertir verbalmente ou expulsar da partida. Comemorações de gol exageradas também serão punidas com cartão amarelo, mesmo em caso de gol anulado.

>> Veja onde seu time vai passar na TV em 2019

>> Brasileirão 2019 na Turner; jogos com transmissão, canais, streaming, narração

Tiro de meta

A bola não precisará mais sair da grande área para entrar em jogo após a cobrança de tiro de meta. Antes, se um atleta recebia a bola ainda dentro da grande área, o árbitro mandava a jogada voltar.

Bola ao chão

A bola ao chão não terá mais disputa. A posse ficará com o último jogador a tocar na bola antes da paralisação. Se o lance for dentro da área, o goleiro ficará com a bola. A regra é para acabar com a má utilização do fair play , quando o time adversário devolve a bola longe de onde a jogada havia sido parada. Além disso, o árbitro deve recomeçar com bola ao chão lances em que a bola bater em seu corpo.

Cobranças de pênalti

Para ganhar impulsão, o goleiro poderá manter apenas um pé na linha até o toque na bola do cobrador. Antes, o goleiro era obrigado a manter os dois pés na linha, mas a regra não era colocada em prática com frequência. Outra mudança é que o batedor poderá receber atendimento médico e efetuar a cobrança. Antes, ele deveria ser atendido e só voltar ao jogo após a penalidade.

Cara ou coroa

O vencedor da disputa pré-jogo poderá escolher a bola ou o lado do campo. Antes da mudança, só era possível a escolha do campo.

Tabela do Brasileirão 2019

***

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]