• Carregando...
A estátua de Zagallo foi inaugurada nesta terça-feira no Engenhão | Erbs Jr. / Folhapress
A estátua de Zagallo foi inaugurada nesta terça-feira no Engenhão| Foto: Erbs Jr. / Folhapress

Quatro vezes campeão mundial pela seleção brasileira - duas como jogador, uma como treinador e outra como coordenador técnico -, Mário Jorge Lobo Zagallo foi homenageado nesta terça-feira (6). Às vésperas de completar 82 anos, ganhou uma estátua na qual aparece com o uniforme do Brasil e que foi colocada no setor oeste do Engenhão, ao lado das esculturas de Nilton Santos, Jairzinho e Garrincha, todos ídolos da seleção e do Alvinegro carioca.

O tributo foi organizado pela CBF e pelo Botafogo, clube pelo qual se destacou como jogador entre o fim da década de 50 e o meio da de 60. Cerca de cem pessoas compareceram à homenagem, incluindo os presidentes da CBF, José Maria Marin, e do Botafogo, Maurício Assumpção, além do artista plástico Edgar Duvivier, autor da obra, e do coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, com quem Zagallo trabalhou em duas Copas do Mundo - na conquista de 1970 era preparador físico e em 1994 treinador.

"Sabia que essa homenagem aconteceria. Só pedi a Deus para que estivesse vivo. Minha esposa faleceu com 81 anos e não teve a oportunidade de ver", disse Zagallo, emocionado. Ele lembrou ainda que já possui outras três homenagens parecidas - bustos em Maceió, Duque de Caxias e no estádio do Maracanã.

Marin fez questão de exaltar Zagallo ao comentar a homenagem. "Essa homenagem é um ato de justiça a um grande jogador, mas também a alguém que é um exemplo de ser humano para várias gerações. Uma pessoa da qual nós, brasileiros, temos motivos de sobras para nos orgulharmos."

Além do Botafogo, Zagallo vestiu as camisas de América-RJ e Flamengo como jogador. Na seleção brasileira, foi titular nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Na carreira de técnico, comandou o inesquecível time de 1970 no tri mundial. Em 1994, esteve nos Estados Unidos como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira no tetra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]