• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Campeonato Paranaense de 2019 começa neste sábado (19) com o duelo entre o atual campeão Athletico e o Cascavel CR. Doze equipes disputam o título da competição que chega à 105.ª edição. O formato é o mesmo do Estadual de 2018, com dois grupos, dois turnos e duas taças em disputa. As taças foram nomeadas em homenagem aos ex-jogadores Barcímio Sicupira e Dirceu Krüger. Os vencedores de cada turno se enfrentam na grande final. Caso um time vença as duas disputas, fica com o título de maneira antecipada.

Os times que retornam à Primeira Divisão são o Operário e o Cascavel CR que substituem União Beltrão e Prudentópolis.

TABELA: confira os grupos e todos os jogos do Paranaense 2019

Separamos 12 personagens que estarão no Paranaense – um destaque de cada equipe para você se preparar para a disputa regional. Confira!

Athletico

Albari Rosa/Gazeta do Povo

João Pedro retorna ao Athletico após um 2018 apagado no Botafogo. As lembranças do Furacão, no entanto, são boas. No último Paranaense, o meia foi o principal destaque da equipe de aspirantes que terminou com o título sob o comando de Tiago Nunes. O armador fez quatro gols e deu cinco assistências na campanha vitoriosa. O objetivo é voltar a mostrar bom serviço e, desta vez, emplacar no time principal. “Será um ano importante para o clube e quero estar junto em todos estes desafios para fazer história no Athletico”, diz João Pedro.

Com Tiago Nunes promovido, os aspirantes do Rubro-Negro ficarão sob a tutela de Rafael Guanaes , campeão da Copa Paulista de 2018 pela Votuporanguense.

Coritiba

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Apresentado em meio a um momento crítico do Coritiba no ano passado, Argel Fucks não teve sucesso em conduzir o clube ao acesso no Brasileirão, mas ganhou um voto de confiança da diretoria e renovou para a temporada 2019. Ao fim da Série B, o treinador declarou que ser campeão estadual é obrigação do Coxa nesse ano. Na carreira como técnico, Argel já venceu um Gauchão (Inter-2016), um Catarinense (Figueirense-2015) e um Baiano (Vitória-2017). “Eu comento muito isso dentro do vestiário, ‘rapaziada, este ano, temos que ganhar até par ou ímpar, precisamos ganhar tudo’. Essa é a mentalidade que a gente tem que ter dentro do futebol”, cobra o comandante alviverde.

Entre as principais novidades para a temporada, estão o volante João Vitor, o lateral Fabiano e o ‘camisa 10’ Giovanni, que conquistou o acesso à Série A em 2018 com o Goiás (veja quem chegou e saiu no Coxa) .

Paraná

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O atacante Andrey, de 18 anos, será um dos caçulas do Paraná no Estadual. Cria da base, ele foi lançado entre os profissionais na reta final do Brasileirão do ano passado, quando o rebaixamento tricolor já estava encaminhado. Foi dele o gol da única vitória tricolor no returno, sobre o América-MG, em Belo Horizonte. Na nova temporada, ele tentará se firmar, mas sem pressão. Se depender do técnico Dado Cavalcanti, os jovens garotos do elenco terão tranquilidade para jogar. “Esses garotos apareceram sem peso, e eu pretendo, na medida do possível, diminuir mais ainda o peso deles, para que continuem se destacando. Já são reconhecidos na rua, já se falam os nomes deles na torcida, é normal, é natural. Mas não podemos colocá-los como a solução de todos os problemas do Paraná”, defende o comandante.

O Tricolor já conta com mais de 15 reforços para o ano. Entre eles, o novo atacante Jenison, o zagueiro Fernando Timbó e o meia Higor Leite (veja quem chegou e saiu no Paraná) .

Londrina

Gustavo Oliveira/LEC

O Londrina disputará o Paranaense com um time B. Os principais jogadores do elenco, além do técnico Roberto Fonseca, foram emprestados ao Novorizontino para a disputa do Paulistão . Alemão, ex-lateral do Tubarão, será o comandante do time no Estadual. Com passagens pelas categorias de base sub-17 e sub-19 do LEC, ele assegura estar preparado para o desafio. “É uma oportunidade rara, de dirigir uma equipe como o Londrina com tão pouco tempo de trabalho como treinador. Estou honrado e feliz”, comemora.

Alguns remanescentes de 2018 disputarão o Estadual. Entre eles, o volante Germano, o zagueiro Silvio e o lateral-direito Matheuzinho.

Operário

José Tramontin/OFEC

Simão foi um dos grandes nomes do Operário em 2018, fundamental nas conquistas da 2.ª divisão do Paranaense e da Série C do Campeonato Brasileiro. O bom rendimento do arqueiro rendeu sondagens de clubes da Série A, como Avaí e Fluminense. No entanto, o jogador optou por continuar no Fantasma. O clube de Ponta Grossa é apontado como um dos principais candidatos a desbancar times de capital, repetindo o feito histórico de 2015. “Agora estamos na Série B do Brasileiro com outras três equipes paranaenses. Qualquer favoritismo só vai valer na hora que entrarmos em campo e fazermos melhor do que fizemos ano passado. Tudo que passou foi bonito, mas tem mais coisa para conquistar ainda”, projeta o goleiro.

Uma das novidades para o ano de 2019 é o lateral-esquerdo Allan Vieira, que chega após defender o Santa Cruz. Quem comanda o ataque, é o ‘sr. Campeonato Paranaense’, Bruno Batata, que disputará a sua 12.ª edição. No comando técnico, Gerson Gusmão.

FC Cascavel

Assessoria de Imprensa/FC Cascavel

Aos 34 anos, o atacante Ricardo Lobo disputará o Campeonato Paranaense pela primeira vez. Com passagens principalmente pro clubes gaúchos e catarinenses, foi no Japão que teve os melhores anos da carreira. Pelo Kashiwa Reysol foi campeão da Supercopa do Japão em 2012 e chegou a disputar a Liga dos Campeões da Ásia. Agora, o foco é total no Paranaense. “Estou bem confiante, fizemos uma preparação de mais de dois meses. Estamos a um bom tempo treinando, tivemos tempo de nos entrosar. Nosso time é muito bom, muito técnico”, afirma Lobo que será comandado pelo técnico Paulo Foiani.

Cascavel CR

Isso mesmo! São dois “Cascaveis” no Paranaense. O Cascavel CR retorna à Primeira Divisão do Estadual em 2019, mas - antes mesmo de o campeonato começar - os problemas extracampo estouraram no time do interior. No início de janeiro, o clube ameaçou não participar da competição em razão de uma dívida antiga, contraída em 2009, que chegou a bloquear os bens do Cascavel CR. Dez dias antes do Paranaense começar, a situação foi regularizada com a Justiça e com os credores.

Além disso, o time do Oeste teve problemas para definir seu técnico. No início de outubro, Marcelo Caranhato foi anunciado, porém após dois meses depois deixou o cargo. Allan Aal foi contratado no início de dezembro e, após apenas um mês de trabalho, trocou o Cascavel pelo Nacional-SP. Ambos alegaram motivos pessoais para deixar o clube. Somente quatro dias antes do início do Paranaense, Lorival Santos foi anunciado como comandante do clube. “A gente não desvia tanto nosso pensamento. Com certeza será outra filosofia e vamos nos adaptar”, confia o volante Hildo Queiroz.

Cianorte

Assessoria de Imprensa/Cianorte

Outro veterano que estreia no Campeonato Paranaense é o atacante Frontini, de 37 anos. Apesar de ter nascido na Argentina, nunca atuou no futebol do país hermano. Subiu da base para o profissional do Mogi Mirim em 2001 e já passou por Santos, Ponte Preta e Goiás, além do futebol ucraniano e sul-coreano. O Cianorte é o 30.º clube de sua carreira. Experiência de sobra para ajudar o Leão do Vale e os atletas mais jovens. “A ajuda é no dia a dia, mostrando muito profissionalismo, procurando treinar com bastante determinação. Se tiver que dar um conselho ou outro, eu dou, mas no dia a dia vamos mostrando para os mais jovens”, conta Frontini.

O Cianorte contará novamente com os trabalhos do volante Léo Gago e estará sob o comando de Cristian de Souza.

Foz

Assessoria de Imprensa/Fozdo Iguaçu FC

O Foz não alcançou nenhuma final de turno no ano passado, mas, considerando a soma de pontos dos dois turnos, ficou em segundo lugar na classificação geral do Paranaense. O bom desempenho rendeu calendário para o time em 2019, que disputará, além do Estadual, a Copa do Brasil e a Série D. O clube mantém o mesmo técnico, Negreiros, que garante que a primeira responsabilidade é não ser rebaixado no Paranaense. “A primeira coisa que temos que ter é um time competitivo, seja contra os grandes, ou contra alguém do nosso nível. Esse é o principal objetivo nosso. Sabemos que nós primeiros brigamos para não cair”, alerta Negreiros.

O Foz contará novamente com a experiência do zagueiro Leandro Silva, de 39 anos. O veterano e capitão do time destoa da média de idade dos demais jogadores, que fica em torno de 22 anos.

Rio Branco

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O atacante Gustavo Índio, de 21 anos, está emprestado pelo Coritiba para a disputa do Paranaense. Mesmo sendo um dos destaques alviverdes na campanha do vice-campeonato do Brasileiro sub-20, em 2017, o atacante não ganhou chances no time principal do Coxa no ano passado. Foi emprestado para Volta Redonda e Prudentópolis, antes de retornar ao Alto da Glória e jogar pelo time de aspirantes. Agora a chance de mostrar serviço é no Rio Branco. A “lei do ex” já funcionou. Em jogo treino contra o Coritiba no início de janeiro, Índio marcou um dos gols da vitória de 2 a 0 do time de Paranaguá que é comandado por Ednélson Silva.

Toledo

Assessoria de Imprensa/Toledo

O volante Júlio Pacato tem só 24 anos, mas já vai para a disputa de seu quinto Paranaense. De Apucarana, foi formado pelo Roma. Depois chegou ao Londrina e então foi emprestado ao próprio Toledo, ao Maringá e no ano passado disputou o Estadual pelo União Beltrão. Agora, retorna ao time do Oeste para uma nova jornada. O conhecimento do campeonato é visto como um diferencial pelo atleta. “Ajuda bastante por saber a dificuldade que são os jogos, todos com uma intensidade alta. Será um Paranaense diferente em 2019, pela força das equipes que aqui estão”, analisa Pacato.

O técnico Agenor Piccinin comandará o time, que conta com o meia Léo Teles (ex-Goiás) e o jovem goleiro da base, André Luiz.

Maringá

Reprodução/Instagram

O lateral-direito Duda, 24 anos, foi apresentado no início de janeiro como um dos principais reforços do Maringá. Com passagens na base de Vasco, Grêmio e Coritiba, subiu ao profissional no Juventude, em 2014, e estava no futebol da Bulgária no último ano. Para a nova temporada, o Maringá também se reformulou fora de campo, com novo escudo, mascote e nova identidade visual.

Entre os nomes que chegaram para a disputa do estadual, os volantes Nem e Jean Neves e o meia Sillas. O técnico será Antônio Picoli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]