• Carregando...
Hortência: Centro de Execelência do Basquete deve atender 6 mil crianças na região de Curitiba | Antônio Costa / Gazeta do Povo
Hortência: Centro de Execelência do Basquete deve atender 6 mil crianças na região de Curitiba| Foto: Antônio Costa / Gazeta do Povo

Um time de craques do esporte nacional estará em Curitiba para prestigiar o lançamento oficial do Centro de Excelência do Basquetebol. Convidados pela Rainha do Basquete, Hortência Marcari, os pentacampeões mundiais de futebol Cafu e Juninho Paulista, a medalhista de ouro no salto em Pequim-08 Maurren Maggi, o ex-judoca medalhista olímpico Rogério Sampaio, o ex-jogador de vôlei Bernanrd, o comentarista da TV Globo Caio Ribeiro e o ex-guitarrista da banda RPM Fernando Deluchi já confirmaram presença.

Hortência, presidente de honra da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), selecionou Magic Paula, com quem brilhou na seleção brasileira nas décadas de 1980 e 90, para participar do evento programado para às 14h de sexta-feira (27), no ginásio esportivo da Praça Osvaldo Cruz, no Centro de Curitiba. "Todas essas personalidades mostram que o basquete brasileiro tem prestígio. O que a gente precisa é investir em novos talentos", disse Hortência, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

A preocupação da ex-jogadora tem a ver com o mau momento vivido pelo basquete feminino. Segundo ela, a fraca campanha na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando o time brasileiro não passou da fase de classificação, é reflexo do momento de crise pelo qual o esporte atravessa no país. Hortência lembra que Janeth, que atuou na WNBA, nos Estados Unidos, herdou sozinha a responsabilidade de manter o basquete feminino no topo, após a conquista do Mundial da Austrália, em 1994. "Por isso, precisamos de novos talentos, trabalhar com a carinho a base, pois isso nós dará condições de no futuro brigar por alguma coisa", explicou.

Genética coloca Paraná na rota do Basquete

O fator genético foi uma das razões apontadas por Hortência para a realização do projeto de criação de centros de excelência do basquete no Paraná. Segundo ela, os jovens paranaenses crescem e se fortalecem mais fisicamente,o que ajuda na prática do esporte. "Os paranaenses têm concentração e disciplina muito intensos. No basquete isso também é importante, não é apenas a capacidade física que conta," lembrou a Rainha do Basquete, que costumava respirar fundo antes dos arremessos livres nos tempos de jogadora.

Para transmitir tudo que sabe, ela está desenvolvendo o Método Hortência Marcari para uniformizar o ensino do basquete. O método, ainda em fase de adaptação, deve atender aproximadamente 6 mil crianças e adolescentes em 34 núcleos. O projeto abrange meninos e meninas de Curitiba e região e conta com o apoio da prefeitura municipal da capital paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]