• Carregando...
 | /
| Foto: /

Confira abaixo 13 fotos que marcaram o noticiário esportivo paranaense em 2018. Momentos de alegria e tristeza, seja no gramado ou nas quadras.

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

Campeão da Sula

Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O Athletico conquistou um título inédito em 2018, a Copa Sul-Americana. É o primeiro campeonato internacional do estado. Com dois empates em 1 a 1 na final, diante do Junior Barranquilla, o Furacão sagrou-se campeão nos pênaltis. De quebra, ainda quebrou o recorde de público da Arena, que havia sido batido pelo Paraná no ano anterior (em partida diante do Internacional, pela Série B).

Operário top

OFEC

O Operário foi novamente campeão brasileiro. Dessa vez, da Série C. Depois do empate em Ponta Grossa, o Fantasma venceu o Cuiabá por 1 a 0 e levantou a taça em plena Arena Pantanal. Em 2019, além do Paranaense, o clube disputará a Série B, onde encontrará Coritiba, Paraná e Londrina.

Coritiba caótico

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Coritiba deixou a desejar em 2018. Apesar do título do primeiro turno do paranaense, o Alviverde não se encontrou em campo durante toda a temporada. Só na Série B foram quatro técnicos (Sandro Forner, Eduardo Baptista, Tcheco e Argel Fucks). Quando Argel chegou, existia até uma preocupação com rebaixamento no campeonato. Tendo o maior orçamento de cotas da televisão, o time amargou apenas uma 10.ª colocação na Segundona. Desempenho que culminou em agitação nos bastidores do clube. Ao fim da temporada, alguns conselheiros do clube tentaram fazer o pedido de impeachment do presidente Samir Namur. Após momentos conturbados e diversas reuniões, o pedido foi arquivado.

Pato Branco em festa

Divulgação/LNF

Pela primeira vez um time paranaense foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF). Conquista do Pato Futsal, que venceu o Atlântico Erechim, no Rio Grande do Sul. A festa foi grande no retorno do time, com direito a desfile pelas ruas de Pato Branco (no interior do Paraná).

Thiago Nunes, rei do Ruralzão

ALbari Rosa/Gazeta do Povo

Primeiro título da carreira levou Tiago Nunes às lágrimas na Arena. O Athletico foi campeão paranaense pela primeira vez desde que passou a usar o time sub-23 no estadual (em 2016 utilizou o principal). Marco para o posicionamento do clube e que novamente repetirá a estratégia em 2019. Mal sabia Nunes que ainda conquistaria a América no mesmo ano.

Voltou, mas não disputou

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Paraná Clube voltou à elite do futebol brasileiro após 10 anos. Porém, a campanha foi muito aquém do esperado. Rebaixado com seis rodadas de antecedência, o time ainda amargou o recorde de maior sequência sem vitórias no campeonato brasileiro (18 rodadas). Fruto de uma montagem de elenco precipitada e que tentou amenizar os erros durante a campanha, o Tricolor já programava 2019 enquanto ainda cumpria tabela na Série A. Agora, brigará para retornar à primeira divisão novamente.

A volta do vôlei

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Curitiba voltou a ter uma equipe feminina de vôlei. Após 14 anos do fim do Rexona Sports, em 2018 foi anunciado o Curitiba Vôlei. Contando com o comando da ex-tenista Gisele Miró, a equipe espera aos poucos retomar um espaço no cenário, além de trazer o esporte novamente para a cidade, tentando atingir o público de outrora.

Athletico, ex-Atlético

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Um novo Athletico. No dia anterior à final da Copa Sul-Americana, o clube apresentou seu novo nome, nova identidade visual, uniforme e novos mascotes, que já entrarão em vigor já em janeiro. Mudança total, encabeçada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Mario Celso Petraglia. Com apenas algumas semanas desde a apresentação, as novidades dividem a torcida.

Vila alagada

Divulgação/Internet

Ainda em março desse ano, a Vila Capanema passou por momentos complicados. Em uma tarde de tempestade na capital, o cenário que se viu no estádio foi esse: campo, vestiários, arquibancadas e estacionamento alagados. Porém, não houve maiores estragos e nenhum jogo precisou ser removido do estádio. Outra novidade do clube é de que o clube garantiu a posse da Vila Capanema por mais 30 anos.

Dago artilheiro

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Londrina mais uma vez brigou pelo acesso até as rodadas finais da Série B. Apesar de não conquistar o acesso, o Tubarão ficou com o artilheiro da competição. Um velho conhecido do futebol paranaense: Dagoberto. Hoje com 35 anos, Dagoberto foi fundamental na campanha do Londrina esse ano e, por isso, pode continuar na equipe na próxima temporada.

Desliga o celular

Reprodução/SporTV

Campanha bem sucedida? Em maio, na 5.ª rodada do Brasileirão, o Athletico realizou uma campanha inusitada: o goleiro Santos apareceu com um celular em mãos no campo, poucos instantes antes da bola rolar. Logo no dia seguinte o clube esclareceu: se tratava de uma parceria com a Uber em pról da responsabilidade no trânsito, durante o mês do maio amarelo. Apesar das boas intenções, como não houve notificação à CBF por parte do Furacão, houve punição de R$ 50 mil ao clube e de um jogo de suspensão ao camisa 1.

Solamente

Reprodução

Na partida entre Paraná e Vasco, em São Januário, contou com um fato inusitado: havia apenas um torcedor do Tricolor na área de visitantes do estádio. Imagem que mostra a paixão do torcedor, que (provavelmente) mesmo morando longe de seu time do coração, aproveita os poucos momentos que tem para vê-lo em campo. Na situação do Paraná, isso pesa ainda mais. O time não empolgava e brigou na ZR o campeonato inteiro.

Torcida única tosca

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Se de um lado temos o torcedor isolado apoiando o time, do outro temos a política de torcida única. Implementada no dia 16 de maio, em confronto pela Copa do Brasil contra o Cruzeiro (derrota por 2 a 1), o Athletico passou o ano proibindo torcedores visitantes de usarem a vestimenta de seus clubes e não reservou espaço para eles na Arena da Baixada. Medida que causou alguns atritos ao longo do ano, como nos jogos contra o Internacional, Vasco e Corinthians (todos pelo Brasileirão). A medida foi uma sugestão do Ministério Público do Paraná aos times da capital, e o Furacão foi o único a adotá-la.

Tabela Copa Libertadores 2019

**

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]