• Carregando...
Veja quais são as 22 equipes participantes da Copa Sul-Americana |
Veja quais são as 22 equipes participantes da Copa Sul-Americana| Foto:

Atleticanas

Possível

A participação do atacante Rafael Moura no jogo de domingo, contra o Grêmio depende do camisa 9 treinar hoje no CT do Caju. De acordo com os médicos, o He-Man melhorou sensivelmente da lesão no tornozelo direito, mas ainda não esteve no coletivo de ontem.

Opções

Sem Moura, Eduardo treinou como titular. Wesley também foi testado ao lado de Marcinho. Como o zagueiro Rafael Santos e o volante Valencia estão suspensos, Manoel e Rafael Miranda treinaram no time de cima.

Alviverdes

Donizete

O jogador negocia a renovação de seu contrato com o Coritiba. O vínculo atual vai até o fim do ano. Desde quarta-feira, Leandro Donizete pode assinar um pré-contrato com outro clube. O Alviverde já fez a proposta para o atleta.

Vetado

Agora é definitivo: o zagueiro Pereira não irá enfrentar o São Paulo. Ele não se recuperou de uma torção no joelho direito. Em seu lugar deve entrar Demerson.

Separado

João Henrique, Vicente, Ramon e Guilherme Patriarca estão treinando à parte no Coritiba.

Coritiba 100 anos

Faltam 101 dias - 3 de julho

... Em 1932, pela terceira rodada do Campeonato da Cidade, Coritiba e Ferroviário empatam por 4 a 4. A partida marcou a despedida de Perin (Pedro Collere Sobrinho) e de Staco (Estanislau Delles), dois grandes atletas da história coritibana.

... Em 1954, em partida amistosa realizada no estádio Belfort Duarte (atual Major Antônio Couto Pereira), o Coritiba empata por 1 a 1 com a equipe da Ponte Preta. Como nota curiosa, após a marcação de um penalidade máxima a favor do Coritiba, os jogadores da Ponte Preta abandonaram o gramado.

Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 9957-8672. Os "Helênicos" se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

A Copa Sul-Americana ainda não tem nem o regulamento definido. Os detalhes da competição só serão oficializados na manhã de hoje, horas antes de, às 14h30 (de Brasília), ocorrer o sorteio dos confrontos, em Assunção, no Paraguai. Só aí Atlético e Coritiba saberão quando, com quem, onde e como irão jogar no segundo principal interclubes da América do Sul.

Por ora, quase nada foi revelado ou mesmo debatido. Nem se a fórmula de mata-mata será mantida, muito menos se os nove representantes brasileiros se enfrentarão em uma fase preliminar, regionalizada, como ocorreu nas sete edições anteriores. Pelo menos a duração da disputa já está definida: entre 5 de agosto e 2 de dezembro.

As primeiras discussões sobre o tema na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deveriam ocorrer ontem à tarde. Mas o seminário anterior ao arbitral do torneio, sobre normas e outras competições da entidade, se estendeu até o começo da noite. A Sul-Americana ficou para hoje cedo.

Assim, nem mesmo a hipótese de um Atletiba logo na primeira etapa está descartada. Ano passado, por exemplo, o sorteio foi direcionado para diminuir os custos dos clubes e Grêmio e Inter se enfrentaram logo de cara. Atleticanos e coxas creem que o round brasileiro deverá se repetir, mas ninguém se arrisca a opinar sobre a distribuição dos confrontos.

"Se for um Atletiba de cara será muito bom. Pela rivalidade regional, isso valorizará muito a competição, mas nós não temos informação", afirma Ocimar Bolicenho, diretor de futebol da Baixada. "Para nós é indiferente (o adversário). Vamos ver o que vão colocar na mesa. Se vão regionalizar, se não vão...", diz Homero Halila, diretor de futebol do Coxa.

Os Rubro-Negros nem mandaram representante para a capital paraguaia, entendendo que "não fará diferença estar presente apenas em um sorteio". Já os alviverdes estarão na sede da entidade, além de Halila, com o presidente Jair Cirino. Os clubes não participam da decisão, só olham o sorteio.

No Brasileiro do ano passado, o Coxa garantiu vaga na Copa com o 9º lugar. Já o Atlético qualificou-se com a 13ª posição. Mesmo sem a importância da Libertadores, a dupla afirma que irá com força máxima – sonhando principalmente que se confirme o boato de que o campeão do torneio disputará a pré-Libertadores.

"Temos de ir com o que temos de melhor nas duas competições (também o Nacional). Ainda mais se isso (vaga na Libertadores) se confirmar", diz Halila. "Acabou a Libertadores, eles (Conmebol) se dedicarão à Sul-Americana. Seria muito bom que valesse uma vaga num torneio ainda mais importante", opina Bolicenho.

O Verdão jogará a Sul-Americana pela segunda vez. Em 2004 foi eliminado pelo São Caetano. Já o Furacão estará no torneio pela quarta vez. A melhor participação foi em 2006, quando caiu nas semifinais ante o Pachuca, do México. Dessa vez os mexicanos estão fora. O anúncio ocorreu na quarta-feira, numa clara retaliação pela desclassificação de Chivas e San Luís na Libertadores desse ano, no auge da gripe suína na América do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]