
O ano de 2008 terminou tão bem para o nadador curitibano Henrique Rodrigues que ele precisou rever seus objetivos para 2009. Em dezembro, garantiu, em Florianópolis, o índice para disputar o Mundial de Desportos Aquáticos, em Roma, entre 19 de julho e 2 de agosto. Rodrigues conseguiu a marca na prova dos 200 metros medley, uma de suas especialidades.
"Não estava esperando, mas foi resultado do meu esforço. Tinha objetivos a longo prazo que se concretizaram antes. Acrescentei novas metas para este ano, mas não vou comentá-las antes de fazê-las acontecer", diz o atleta de 18 anos.
Em Roma, ele deve competir com o norte-americano Michael Phelps, recordista de ouros olímpicos (14), e com o compatriota Thiago Pereira, que ganhou seis medalhas de ouro no Pan de 2007.
Mas tanto a jovem revelação paranaense quanto o ídolo ianque ainda precisam confirmar suas vagas antes de pensar no desempenho em águas italianas. Rodrigues ainda tenta índice para o Mundial nos 400 m medley no Troféu Maria Lenk (5 a 10 de maio, no Rio de Janeiro), última seletiva para o Mundial. Ele torce para que nenhum outro atleta bata o 1min59s69 e roube sua vaga na prova em que está pré-classificado.
Enquanto isso, Phelps treina sem competir suspenso por três meses, depois de ser flagrado consumindo maconha para também assegurar presença em Roma. "Não sinto pressão em enfrentá-lo. Começo em minha carreira mundial. Estarei lá para nadar, se os mais velhos bobearem, posso chegar", diz o curitibano.
Tamanha segurança, explica Rodrigues, vem da intensificação dos treinos e da grande quantidade de provas que vai disputar antes do Mundial. "Nado, em média, 12 quilômetros por dia, mais do que fazia para o ano olímpico. E quanto mais eu competir antes, melhor."
O nadador abre o calendário com a seleção brasileira na disputa do Sul-Americano Juvenil de Mar del Plata (Argentina, 26 a 30 de março), em que disputa sete provas (100m livre; 200 e 400 m medley; 100 e 200 m costas; revezamentos 4 x 100 m livre e medley). Na semana seguinte, segue para Limasol (Chipre) e para Atenas (Grécia), onde compete no Multinations Swimming Meet, nas mesmas provas. Além disso, disputará as provas do calendário nacional e mineiro.
Em 2006, Rodrigues trocou Curitiba por Belo Horizonte, onde treina pelo Minas Tênis Clube e divide raia com atletas olímpicos, como Lucas Sallata, Rodrigo Castro e o próprio Thiago Pereira, especialista nos 200 m medley. A disputa, garante, fica dentro da piscina. "Temos uma amizade forte", diz, refutando uma relação fã e ídolo.
-
CPI mapeia ONGs suspeitas de receber verbas no exterior para frear desenvolvimento na Amazônia
-
Descoberta na África reaviva interesse por petróleo no Sul do Brasil; área vai a leilão
-
Moraes solta 11 presos depois da morte de Cleriston, mas insiste na prisão de doente
-
Na véspera de depoimentos, TRE-PR publica licença de relator e redistribui julgamento de Moro