• Carregando...
Lewis Hamilton somou quatro pontos até agora, um coadjuvante à frente da McLaren | Bertrand Guay/AFP
Lewis Hamilton somou quatro pontos até agora, um coadjuvante à frente da McLaren| Foto: Bertrand Guay/AFP

Manama, Bahrein - Estrelas da temporada passada, quando travaram uma equilibrada disputa pelo título da Fórmula 1, Lewis Hamilton, Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Robert Kubica estão vivendo situação oposta no atual campeonato. Os quatro passaram a ocupar as últimas colocações, sem muita esperança de recuperação imediata: hoje, a partir das 8 horas (horário de Brasília), ocorre o treino de classificação do GP do Bahrein, quarta etapa do Mundial.

Atual campeão, o inglês Lewis Hamilton é o que vive melhor situação entre eles, com quatro pontos somados até agora, mas sempre longe das primeiras colocações com sua McLaren. Enquanto isso, os outros três ainda não pontuaram no campeonato: o brasileiro Felipe Massa e o finlandês Kimi Raikkonen sofrem com os problemas da Ferrari, mesmo problema vivido pelo polonês Robert Kubica na BMW.

Os treinos livres de ontem, no circuito Sakhir, no Bahrein, serviram para mostrar que os quatro têm mesmo razão ao afirmar que vão precisar da sorte para marcar pontos nesta etapa do campeonato. Na sessão da tarde, a mais representativa do dia, o melhor deles foi Hamilton, apenas em 11º lugar. Enquanto isso, Massa obteve o 16º tempo, Kubica foi o 17º e Raikkonen terminou em 18º.

"Se invertêssemos o resultado do treino chegaríamos mais próximos da realidade do ano passado e que ninguém imaginava ser possível agora", admitiu Kubica, decepcionado com o começo ruim de temporada, quando esperava estar lutando pelo título. "E estamos tentando de tudo. Usei o kers (sistema de recuperação de energia) em razão de acreditar que nesse circuito poderia nos ajudar."

Já Raikkonen, que foi campeão da Fórmula 1 em 2007, parece não ligar mais para essa fase da competição. "Essa será nossa última corrida na defesa. Nosso objetivo é marcar pontos, se possível. Penso que já a partir da Espanha (etapa seguinte do campeonato, no dia 10 de maio), quando a Ferrari deverá ter novo carro, a situação vai ser bem diferente", explicou o finlandês.

Hamilton é outro que aposta numa reação na próxima etapa. "Alguns avanços já estão na McLaren desde a China, mas será na Espanha que vou ter quase outro carro. Com o que mudamos, e não foi muito, senti um avanço de performance. Portanto, com o pacote que vem aí estou muito confiante", comentou o inglês.

Massa, por sua vez, insiste na diferença técnica entre os carros da Brawn GP, Williams e Toyota em relação às demais equipes, principalmente por causa do difusor. "Não estamos longe das equipes que não têm o difusor tipo da Brawn", explicou o brasileiro. "A diferença maior vem da existência de duas categorias na Fórmula 1, a dos que interpretaram o regulamento de uma forma e a dos que leram de outra."

Com os antigos favoritos dividindo as últimas colocações, o melhor tempo no treinos livres desta sexta-feira foi do alemão Nico Rosberg, que fez 1min 33s339 com sua Williams. Enquanto isso, o inglês Jenson Button, atual líder do campeonato, terminou as duas sessões na frente de seu companheiro na Brawn GP, o brasileiro Rubens Barrichello.

De qualquer maneira, Rubinho e Button devem brigar pela pole position.

Ao vivo

Treino classificatório, às 8 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]