• Carregando...
Pelé, em visita recente a colégio de Curitiba. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Pelé, em visita recente a colégio de Curitiba.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Seguindo a programação do seu tratamento para um cálculo renal, Pelé passou por uma cirurgia na manhã deste sábado (13) para tratar do problema. Ele está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e já pôde ir para o quarto após a intervenção.

O boletim médico da tarde de sábado afirmava que Pelé está bem do ponto de vista clínico e que “o procedimento foi bem-sucedido e o paciente já se encontra no seu quarto”. Não foi informada uma previsão de alta.

Pelé deu entrada na última terça-feira (9) após internação de cinco dias em um hospital nos arredores de Paris, na França, onde teve diagnosticada uma infecção urinária.

O “Rei do Futebol” realizou tratamento para combater a infecção no Hospital Americano, na França, mas ainda havia necessidade de retirada do cálculo que causou o problema e por isso a transferência para o hospital no Brasil logo que ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos. Toda a logística já estava prevista e a equipe do Einstein, formada pelo urologista Gustavo Caserta Lemos e pelo geriatra Fabio Nasri, teve contato com os médicos franceses.“O paciente Edson Arantes do Nascimento segue em bom estado geral”, informaram os médicos brasileiros no último boletim divulgado pelo hospital.

LEIA TAMBÉM:Em passagem recente por Curitiba, Pelé também teve problemas de saúde

Em nota, a assessoria de Pelé informou que ele havia sofrido uma “severa infecção urinária que requisitou assistência médica e cirúrgica emergencialmente”. Há cinco anos, Pelé passou pelo mesmo procedimento e teve alta após 48 horas. No entanto, dez dias depois, ele voltou a ser internado por causa de uma nova infecção urinária que teve complicações e demandou 15 dias hospitalizado. A reincidência não é um fator de risco, e sim o fato de ele ser paciente de rim único – um deles foi retirado ainda na década de 1970, após uma joelhada quando ele era jogador do Cosmos, nos Estados Unidos.

Foi a sexta cirurgia de Pelé em sete anos. Ele já teve problemas na coluna (2015), duas vezes no quadril (2012 e 2016), além do quadro de infecção em 2014 e 2019.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]