• Carregando...
Jogadores japoneses comemoram na vitória por 2 a 1 fora de casa sobre o Omã | Ahmed Jadallah / Reuters
Jogadores japoneses comemoram na vitória por 2 a 1 fora de casa sobre o Omã| Foto: Ahmed Jadallah / Reuters
  • Iraque, do técnico Zico, venceu na rodada

O Japão está muito próximo de participar da quinta Copa do Mundo de sua história, a quinta consecutiva. Nesta quarta-feira (14) derrotou Omã por 2 a 1, fora de casa, aumentou ainda mais a vantagem na liderança do grupo B das Eliminatórias Asiáticas e praticamente garantiu vaga no Mundial de 2014 no Brasil.

O Japão tem 13 pontos, oito a mais do que Austrália - que folgou na rodada -, Iraque e Omã, enquanto a Jordânia fecha o grupo com quatro, a três rodadas para o fim da quarta e última fase. Os dois primeiros colocados de cada uma das duas chaves garantem vaga na Copa, enquanto os terceiros vão para a repescagem.

Apesar da superioridade em relação aos omanes, o Japão teve muitas dificuldades para vencer em Mascate. Saiu na frente no primeiro tempo, com Kiyotake, mas Mubarak deixou tudo igual a 13 minutos do fim do jogo. Aos 44 minutos da etapa final, no entanto, Okazaki decretou a vitória japonesa.

No outro jogo do grupo, o Iraque, do técnico Zico, venceu a Jordânia por 1 a 0, com gol de Hammadi Ahmed, em Doha - a seleção iraquiana não atua em casa por questões de segurança. Com cinco pontos, a equipe está na terceira colocação e deve brigar pelo menos por vaga na repescagem.

A próxima rodada das Eliminatórias Asiáticas será apenas em março do ano que vem. No dia 26, o Japão pega a Jordânia fora de casa e a Austrália recebe Omã. O Iraque folga e só volta a atuar em junho.

Grupo B

Se o Japão está perto da classificação no grupo B, o A está muito equilibrado. A liderança agora está com o Usbequistão, que chegou aos oito pontos com a surpreendente vitória por 1 a 0 sobre o Irã, em Teerã. O gol foi feito por Ulugbek Bakaev, aos 26 minutos do segundo tempo.

Os iranianos poderiam se isolar na primeira colocação, mas a derrota em casa fez a seleção local cair para terceiro, com sete pontos. Tem a mesma pontuação da vice-líder Coreia do Sul, que folgou na rodada e agora tem um jogo a menos, e do Catar, o quarto colocado por ter menor saldo de gols.

Os catarianos, comandados pelo técnico brasileiro Paulo Autuori (ex-São Paulo, Cruzeiro e Grêmio), conseguiu uma importante vitória sobre o Líbano por 1 a 0 jogando em casa, no estádio Al Sadd, em Doha. O gol foi marcado pelo uruguaio naturalizado catariano Sebastian Soria, aos 30 minutos do segundo tempo. Os libaneses estão na lanterna, com quatro pontos.

Na próxima rodada, quem folga é o Irã. O agora líder Usbequistão jogará em casa contra o Líbano. Em Seul, a Coreia do Sul fará um duelo decisivo com o Catar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]