Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espanha

La Roja na área

Delegação desembarcou ontem à noite na capital paranaense. Atuais campeoões do mundo irão permanecer, ao menos, 18 dias na cidade

Puxada pelo técnico Del Bosque, a delegação espanhola chegou ontem a Curitiba. Primeiro treino será hoje a tarde | Rodolpho Buhrer/ Reuters
Puxada pelo técnico Del Bosque, a delegação espanhola chegou ontem a Curitiba. Primeiro treino será hoje a tarde (Foto: Rodolpho Buhrer/ Reuters)

Exatamente 20h10 de ontem tocou o solo brasileiro o avião da companhia Iberia trazendo a seleção espanhola que terá Curitiba como base na tentativa do bicampeonato mundial. Motivo para alguns gritos empolgados de cerca de 200 curiosos que tomaram conta do mirante do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Além deles, em torno de 300 se aglomeravam na frente do portão de desembarque esperando a passagem de La Roja. Porém, a falta de segurança reforçada era um indício claro de que Xavi, Iniesta, Diego Costa e companhia não passariam por ali. Restou a esse grupo comemorar quando a porta se abriu e saíram passageiros caracterizados com as cores espanholas. Na verdade, o voo que pousou momentos antes trazia integrantes da imprensa do país ibérico.

Apesar das dezenas de camisas da Fúria, a maioria dos fãs no aeroporto era de brasileiros entrando no clima do Mundial. Espanhóis legítimos, não mais de 30, Como o confiante David Extremo, de Valladolid, mas que mora em Curitiba e trabalha na área de informática da Renault. "Claro que vamos ser campeões!", bradava quando provocado por brasileiros.

Ao contrário de muitos curitibanos que estavam de passagem ou foram ao aeroporto ver os campeões mundiais, David disse ter saí­do de casa sem qualquer expectativa de contato com os ídolos: "Já sabíamos que sairiam direto. Em grandes eventos é assim mesmo".

Além do pouso e da aproximação da aeronave, com uma bandeira vermelha e amarela tremulando na janela da cabine de comando, torcedores que se aglomeravam na ponta direita do mirante viram jogadores descendo para a pista – muito de longe para poder identificá-los. Rapidamente entraram em um espaço reservado do aeroporto, onde foram recebidos pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o coordenador estadual da Copa, Mario Celso Cunha, que representou o governo estadual. Posteriormente, seguiram para o CT do Caju, onde algumas dezenas de curiosos aguardavam o ônibus da delegação. No local, cada jogador encontrou um kit de boas vindas com lembranças da cidade e do Paraná.

O caminho até a casa curitibana – pelo menos por 18 dias – dos comandados de Vicente del Bosque foi feito sob a guarda da equipe de batedores treinada especialmente para a competição. Após nove horas de viagem desde Washington, onde a seleção espanhola venceu El Salvador por 2 a 0 no amistoso do dia anterior, a manhã de hoje será de descanso. O primeiro treino nos campos atleticanos está marcado para as 16 horas.

A estreia da Espanha será diante da Holanda, na sexta-feira, e, posteriormente, enfrenta o Chile, no dia 18. Porém, a partida mais aguardada pelos curitibanos é dia 23, contra a Austrália, na Arena da Baixada.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.