• Carregando...
Habilidade de Neuer com a bolé nos pés o torna um dos goleiros mais participativos do Mundial | Reuters
Habilidade de Neuer com a bolé nos pés o torna um dos goleiros mais participativos do Mundial| Foto: Reuters

A participação do goleiro Neuer nos jogos da Alemanha nesta Copa do Mundo vão além das defesas realizadas embaixo das traves ou intervenções em cruzamentos.

Como também joga muito bem com os pés, o camisa 1 do Bayern de Munique funciona como se fosse um "líbero" na defesa da seleção alemã, e exerce funções como a cobertura defensiva, além de ser utilizado para a manutenção da posse de bola quando o seu time está sendo pressionado pelos adversários.

Segundo dados da Fifa compilados pela reportagem, Neuer é o goleiro que mais corre entre todos os concorrentes da sua posição que estão nas quartas de final da competição. Com uma média de 5,09 quilômetros por jogo, o goleiro alemão já percorreu 20,358 quilômetros no total das quatro partidas que disputou até agora no Mundial. É a maior marca individual entre todos os goleiros restantes no torneio.

A maior distância percorrida por ele neste período foi no confronto contra a Argélia, pelas oitavas de final, quando deixou a sua grande área várias vezes para cortar os lançamentos do adversário nas costas da sua defesa.

Naquele jogo, que contou até com prorrogação, Neuer correu 5,517 quilômetros. No mesmo duelo, jogadores de linha como Mustafi e Götze fizeram uma quantidade pouco acima do goleiro, com 6,607 e 6,139 quilômetros, respectivamente. No entanto, ambos foram substituídos ainda no tempo normal.

No entanto, se não tivesse acontecido o tempo extra, a média geral do camisa 1 alemão cairia para 4,674 quilômetros e seria superado pelo goleiro holandês Cillessen, que percorreu 4,9 quilômetros, sendo 19,599 km no total. A Holanda eliminou o México no tempo normal.

O comportamento de Neuer, no entanto, é adotado em todas as partidas da sua equipe. Isso porque, o time do técnico Joachim Löw joga fazendo marcação pressão, avançando todos os seus jogadores de defesa e, por isso, tem a última linha defensiva sempre posicionada de maneira adiantada.

Foi assim que atuou também diante de Gana, ainda pela segunda rodada da fase de grupos. Na ocasião, Neuer se deslocou por 5,077 quilômetros durante os 90 minutos, a sua segunda maior distância. Já a menor foi contra os Estados Unidos: 4,814 km.

Mas, não é somente nas coberturas da defesa que o goleiro alemão aparece. No momento ofensivo do time também, e Neuer é o arqueiro mais acionado de toda a Copa, com média de 18,5 bolas recuadas por jogo, segundo o Datafolha.

Outros goleiros

Entre as oito seleções das quartas de final do Mundial, o goleiro Cillessen é o segundo que mais correu até esta fase. O holandês percorre 4,9 quilômetros, em média, sendo 19,599 no total.

Já o goleiro Navas, da surpreendente Costa Rica, tem o terceiro maior deslocamento médio, com 4,815 quilômetros (somando a prorrogação contra a Grécia). A marca é pouco superior ao do francês Lloris, que tem 4,628 km mesmo sem ter precisado do tempo extra para ter eliminado a Nigéria.

Em contrapartida, o brasileiro Júlio César registra somente 4,036 km percorridos por jogo, apesar da disputa das oitavas ter sido nos pênaltis.

Porém, o goleiro Romero é o que menos sai debaixo das traves. Na soma dos quatro jogos da Argentina na competição, se movimentou somente 12,970 km, o que representa uma média de 3,243 km a cada partida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]