• Carregando...

Londrina - O Ginásio Moringão, em Lon­­dri­­na, volta a abrigar, a partir de hoje, os jogos do Campeonato Pan-Ame­­ricano de clubes de handebol masculino. O grande atrativo para o representante paranaense Unopar/FEL/Sercomtel, anfitrião do evento internacional que reúne duas equipes brasileiras, duas argentinas e uma uruguaia, é a inédita participação no Mundial de 2010, na Arábia Saudita.

No ano passado, Londrina recebeu o Pan, também com a participação de equipes argentinas (duas) e três brasileiras, e o título ficou com a equipe paulista Metodista/São Bernardo, com a Unopar em segundo lugar, mas sem valer vaga no Mundial.

"Desta vez, vamos buscar o título e a vaga no Mundial, nosso maior objetivo da temporada, além do bicampeonato da Liga Nacional. Será um fato inédito, uma equipe coletiva paranaense num campeonato dessa importância", contou o técnico da Unopar, Giancarlos Ramírez, também organizador do evento.

O Pan inicia hoje, com o confronto entre o River Plate (campeão argentino) e o Scuola Ita­­lia­­na (campeão uruguaio), às 18 horas. Em seguida, ocorre a solenidade de abertura e, às 20 horas, Londrina enfrenta o SAG Pol­­vorines, vice-campeão argentino.

A confirmação da Federação Internacional de Handebol (IHF) de que o governo da Ará­­bia Saudita bancaria a participação do classificado pan-americano aconteceu somente há dois meses, prazo curto para que mais equipes pudessem se organizar para disputar o evento em Londrina. Algumas equipes, como do Chile e da Amé­­ri­­ca do Norte e Central pediram prazo maior, mas não seria possível aguardar mais, também por causa do calendário brasileiro, próximo do fim da Liga Nacional.

"Gostaríamos que mais equipes viessem, mas o prazo curto atrapalhou. Mesmo assim, queremos realizar um campeonato interessante para todos e de olho na vaga para o Mundial", completou Ramírez.

Atualmente, o time londrinense é o vice-líder da Liga, com 18 pontos, quatro a menos que o líder Pinheiros. A Meto­­dista, atual campeã do Pan, é a quarta colocada, com 15 pontos. Pela Liga, Unopar e Meto­­dista se enfrentaram em setembro, em São Bernardo do Cam­­po, e o time de Londrina venceu o duelo por apenas um gol: 30 a 29.

O River Plate, atual penta­­cam­­peão argentino, vem a Londrina com o técnico Pablo Szmitowski, também comandante da seleção do país vizinho, 18.ª no Mundial da Croá­­cia. O Brasil foi o penúltimo entre 22 participantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]