• Carregando...
Funcionários da Camargo Corrêa que chegaram para trabalhar, ontem pela manhã, encontraram a empresa fechada pela PF. Empreiteira disse ter sido invadida e negou acusações | Odival Reis/Agência O Globo
Funcionários da Camargo Corrêa que chegaram para trabalhar, ontem pela manhã, encontraram a empresa fechada pela PF. Empreiteira disse ter sido invadida e negou acusações| Foto: Odival Reis/Agência O Globo

Assista todos os gols da última e decisiva rodada da primeira fase do Paranaense 2009

LANCE A LANCE: Acompanhe os principais lances da vitória do Londrina sobre o Coxa

RESULTADOS: Confira os demais resultados da rodada

CLASSIFICAÇÃO: Veja em que posição ficou o seu time no Paranaense

Nem Londrina, nem Coritiba tiveram motivos para comemorar na noite desta quarta-feira, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, no Norte do Paraná. Nos 90 minutos, o Tubarão virou para cima do Alviverde e venceu por 2 a 1, fazendo a alegria parcial da torcida local. Mas ao soar o apito final do árbitro Evandro Rogério Roman, o clima era de muita tristeza entre todos os londrinenses, que viram a equipe ser rebaixada para a Divisão de Acesso.

O papel do Londrina era vencer e "secar" os adversários na luta contra a degola. Para piorar a situação, Marcelinho Paraíba colocou o Coxa (vestido de preto, dando o "clima de funeral" ao jogo) na dianteira do placar no primeiro tempo. Entretanto, o Tubarão não desistiu e procurou o gol na maior parte do segundo tempo. Acabou coroado com dois tentos, porém foram insuficientes para impedir a queda. Faltaram dois gols para a equipe trocar de lugar com o Engenheiro Beltrão e se salvar.

Se serve de consolo, os aproximadamente 2 mil pagantes viram um Tubarão muito empenhado e disposto a vencer. Talvez com esta mesma garra em outros compromissos a equipe tivesse tido melhor sorte neste Estadual. Agora o clube deverá passar por uma reformulação, já visando a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no segundo semestre. Caíram junto com o Londrina o Iguaçu (derrotado pelo Paraná Clube) e o Foz do Iguaçu (goleado pelo Toledo).

Já o Coritiba sofreu a sua quarta derrota, mas o resultado não afetou a segunda colocação da equipe nesta primeira fase. Prevalecendo a tabela da segunda fase (divulgada pela Federação Paranaense de Futebol), o primeiro adversário do Verdão será o Cianorte, neste domingo, às 15h30, no Couto Pereira. O time entra nesta próxima etapa do campeonato com um ponto extra.

Tubarão parte para o bote, mas "acima da média" coloca o Coxa na frente

Com toda a responsabilidade de precisar da vitória, era esperado que o Londrina procurasse o ataque desde os primeiros momentos de bola rolando no VGD. De fato, o Tubarão partiu para dar o bote sobre o Coxa, que inicialmente procurou anular as investidas dos donos da casa. A pressão londrinense gerou a primeira grande chance de gol aos sete minutos, quando Marquinhos Paraná só não marcou graças ao goleiro Vanderlei.

A oportunidade perdida encheu o Londrina de confiança e a equipe seguiu no campo de ataque, beneficiada pela forte marcação no meio-campo e pelo excesso de erros de passe e de bolas rifadas pelos jogadores coritibanos. Aos 13 foi a vez de Ricardo perdeu uma chance na cara do gol. O atacante driblou dois defensores, e no momento da definição acabou batendo em cima do arqueiro alviverde.

O filme até ali já era conhecido dos torcedores do Verdão, e o final não parecia feliz. A diferença para outras jornadas é que o principal jogador em campo, o único notadamente "acima da média" estava do lado visitante. Até então apagado, Marcelinho Paraíba conseguiu criar a sua primeira jogada aos 22 minutos. E logo chegou às redes, com um belo chute no ângulo do goleiro Fernando.

Com a desvantagem de 1 a 0, o Tubarão ficou atordoado e passou a errar muitos passes, praticamente não criando mais nenhuma chance de gol no primeiro tempo. Nervoso, o time acabou abusando das faltas, contudo nem assim conseguiu conter o melhor futebol do Coxa, que explorava os contra-ataques. O segundo tentou chegou a sair, por intermédio de Cleiton, porém a arbitragem viu uma irregularidade no lance.

Restavam 45 minutos para o Londrina tentar a virada e, quem sabe, escapar da degola, ou então o Coxa fechar a primeira fase com mais uma vitória.

Alviverde sofre pressão, desperdiça chances, e Londrina vira

O segundo tempo começou como o primeiro. O Londrina partiu para cima de forma empenhada e o Coxa tentava se defender e jogar no contra-ataque. Com menos de um minuto, cada time chegou uma vez com perigo, mostrando o que viria pela frente. Ainda assim, quem teve duas oportunidades boas de aumentar foi o Coritiba, porém a equipe não fez e acabou castigada aos 13 minutos. Rodrigão assinalou a favor do time da casa.

Com a igualdade se esperava que a pressão londrinense aumentasse, mas o que se viu foi um Verdão com mais fôlego que o adversário, chegando mais no gol de Fernando e se aproximando do segundo. Todavia, Ariel Nahuelpan e Marcelinho Paraíba desperdiçaram duas chances cada, enquanto Renatinho e Ramon mandaram para fora outros dois gols que garantiriam a vitória naquele momento.

Seguindo o roteiro dos 45 minutos iniciais, quem não fez, levou. Como o seu último suspiro, o Londrina voltou a pressionar a partir dos 38 e marcou o segundo aos 40. Ricardo abriu espaço, foi acionado com liberdade na área e bateu cruzado, marcando o segundo. A festa da torcida nas arquibancadas foi intensa, porém o resultado era insuficiente para evitar o rebaixamento. Sem saber disso, os atletas do Tubarão valorizaram e não procuraram mais dois gols, resultado que seria o único a evitar a queda do time.

O desencontro de informações do lado londrinense mostrou claramente um dos motivos que levaram a equipe ao rebaixamento e encerrou a participação do Tubarão no certame. Para o Coxa, o revés serve de alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]