• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira uma mudança no calendário do futebol nacional ou a criação de uma lei para impedir que os jogadores sejam negociados no meio do Campeonato Brasileiro.

Ao lado do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), ao desembarcar na Base Aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, o presidente lembrou a venda do volante Ramires para o Benfica, de Portugal, e manifestou preocupação com um suposto desmonte no Corinthians.

"Olha o que a gente tem que fazer: ou tem uma lei proibindo a venda de jogadores no meio do campeonato ou você muda o calendário do futebol brasileiro para que o mercado brasileiro seja compatível com a abertura de janela do mercado externo", disse, em entrevista à rádio Itatiaia.

Para o presidente, a janela para o mercado europeu pode comprometer os planos de seu clube do coração de conquistar o Brasileiro e a Copa Libertadores de 2010. "O Corinthians foi campeão paulista invicto, campeão da Copa Brasil, ou seja, está pensando na Libertadores e tem que ser campeão brasileiro", ressaltou, sem esconder o receio. "Desmonta um time, perde quatro jogadores em um final de semana", disse se referindo às saídas de Douglas, André Santos e Cristian.

Lula reconheceu a importância da "realização individual" para os jovens atletas, mas reforçou o pedido por mudanças no calendário brasileiro. "Estamos vendo os nossos jovens saírem daqui com 17 anos de idade e voltarem com 32 pra jogar no Brasil. Ou seja, no auge da carreira eles estão jogando no exterior. Do ponto de vista da realização profissional é correto. A meninada precisa ganhar dinheiro mesmo, a profissão é muito curta", afirmou.

"Mas não podemos é que no meio do nosso campeonato abra a janela dos países europeus e os times que estão disputando o campeonato vendam seus jogadores", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]