• Carregando...
Vídeo | TV Paranaense
Vídeo| Foto: TV Paranaense

Coxa inicia caminhada em casa

O estado do Paraná será representado pelo Coritiba, a única equipe que já foi campeã da Séria A (em 1985, em cima do Bangu) a integrar a Segundona nacional. Rebaixado em 2005, o Verdão chegou próximo de uma das quatro vagas de acesso à elite, terminando o primeiro turno, após 19 jogos, na ponta da tabela. Mas uma série de oito jogos sem vitórias no returno praticamente selou a permanência da equipe por mais um ano na Série B.

Nesta temporada, a diretoria do Coxa colocou o acesso à Primeira Divisão como principal objetivo, e os maus desempenhos no Campeonato Paranaense (quando o time foi eliminado pelo Paranavaí nas semifinais) e na Copa do Brasil (caiu nas oitavas, diante do Botafogo) foram "laboratórios", como o próprio técnico Guilherme Macuglia afirmou, para a montagem de um grupo forte para a Série B.

Dos jogadores da campanha do ano passado, figuram os zagueiros Henrique e Leandro, o meia Marlos e o atacante Hugo, atletas que atuaram nas últimas partidas do Coxa. O atacante Keirrison, que pintou como revelação no início da temporada passada, teve de assistir de fora a derrocada alviverde, já que estava se recuperando de uma lesão no joelho. Para esse ano, esses jogadores estarão ao lado de algumas contratações na busca pela classificação.

Os goleiros Edson Bastos e Vanderlei, os laterais Anderson Lima, Ivo, Douglas Silva e Fabinho, os zagueiros Felipe e Jeci, os atacantes Dinei e Henrique Dias são alguns dos nomes que já chegaram para reforçar o time. A estréia acontece no Estádio Couto Pereira, neste sábado (12), às 16h, contra o Paulista.

Vinte times de todo o país em busca de um sonho: figurar na elite do futebol brasileiro no ano que vem. Com esse objetivo, a Série B do Campeonato Brasileiro dá o seu pontapé inicial com três jogos nesta sexta-feira (11), às 20h30, na abertura da primeira rodada, de um total de 38 até o mês de novembro. Entre estreantes e veteranos, a competição promete muito equilíbrio, como tem sido nos últimos anos.

Dos mais recentes rebaixados – São Caetano, Ponte Preta, Santa Cruz e Fortaleza, que caíram em 2006 –, o Azulão do ABC paulista aparece como um dos favoritos a ficar com uma das quatro vagas. Após o desastre no Brasileirão do ano passado, o time foi renovado, e conseguiu o vice-campeonato estadual, perdendo a final para o Santos. A base foi mantida, com o bom goleiro Luiz e o atacante Somália puxando a fila de destaques individuais.

Com oito clubes, o estado de São Paulo concentra o maior número de clubes em busca de um lugar ao sol. Dois deles – Paulista e Santo André –, campeões da Copa do Brasil, passaram perto do acesso nas últimas rodadas no ano passado, mas pecaram diante do melhor desempenho de Náutico e América-RN, equipes donas das últimas duas vagas. Atlético-MG, o campeão da Série B 2006, e Sport, vice, garantiram a subida com algumas rodadas de antecedência. Desta dupla, o Paulista aparece com mais chances, enquanto o Santo André precisa deixar para trás o rebaixamento no campeonato estadual neste ano.

Já Marília, Ituano e Barueri aparecem como times emergentes, mas que podem surpreender e incomodar muita gente. A Portuguesa, vice-campeã brasileira em 1996 (derrotada na final pelo Grêmio) ensaia um retorno aos bons tempos. Reformulada, a equipe do Canindé retornou à elite do Paulistão com o título da Série A2, e agora quer fazer o mesmo no Campeonato Brasileiro. Destaque para o goleiro Tiago, batedor de pênaltis e faltas, como Rogério Ceni, do São Paulo.

Nordeste também marca presença

Depois de passar os últimos anos com no máximo dois times na Série A do Nacional, o Nordeste voltou a mostrar a sua força em âmbito nacional no ano passado, quando três das quatro vagas à elite na Segundona ficaram com equipes da região. Tentando trilhar o mesmo caminho de Sport, Náutico e América-RN estão Ceará, CRB-AL, Fortaleza, Santa Cruz e Vitória em 2007. Algumas equipes, como o Tricolor pernambucano e o Alvinegro Cearense são verdadeiras incógnitas, mas com um histórico de conquistas (Santa Cruz foi vice da Série B em 1999 e 2005, enquanto o Ceará ganhou a Copa do Brasil em 1996) pode dar um alento ao acesso dos dois clubes.

Já o Vitória, que subiu da Série C no ano passado, mostrou uma equipe renovada na Copa do Brasil deste ano, conseguindo golear o Atlético Paranaense em casa por 4 a 1, mostrando um futebol ofensivo e com jovens talentos revelados pelas categorias de base, mesma fórmula que fez o time surpreender o Brasil em 1993, quando 11 desconhecidos foram vice-campeões brasileiros, perdendo a final para o Palmeiras. Os baianos e o Fortaleza também aparecem como possíveis donos de uma das quatro vagas.

Outros times

De Santa Catarina, Avaí e Criciúma querem fazer companhia ao rival Figueirense na elite do futebol brasileiro a partir do próximo ano. O alviceleste, que conta com o ilustre torcedor Gustavo Kuerten, tricampeão de tênis em Roland Garros, bateu na trave duas vezes nos últimos anos. Na temporada passada, era o segundo colocado ao fim do primeiro turno, mas um péssimo returno sepultou as chances do Avaí. Mas em todo o ano, a equipe da Ressacada é sempre uma favorita.

Já o Tigre busca o retorno à elite após três anos, recuperando assim o brilho conseguido na década passada, quando da conquista da Copa do Brasil em 1991, que levou a equipe a uma Taça Libertadores da América. Com uma equipe jovem, mas que chegou ao vice-campeonato catarinense neste ano, o Criciúma é outro time que promete "comer pelas beiradas" em busca de uma vaga.

O mesmo caso vale para os emergentes Ipatinga e Brasiliense. O clube mineiro que revelou o técnico Ney Franco, hoje no Flamengo, ganhou o cenário nacional com o vice da Copa do Brasil de 2006, e o título estadual no mesmo ano, desbancando o Cruzeiro, parceiro nesta ascensão meteórica. Já o Brasiliense figurou, há duas temporadas, na elite do Brasileirão, mas o descenso não abateu o Jacaré, que não brigou pelo acesso no ano passado pela irregularidade. Com o atacante Dimba comandando o ataque, a história promete ser outra.

O rival do Brasiliense, o Gama, é outro que busca o retorno à Série A, após cair em 2002 junto com Palmeiras e Botafogo. Já o Remo já amarga 13 anos na Segunda Divisão. Em 2000, na Copa João Havelange, a equipe paraense chegou a conseguir o acesso, mas acabou "barrada" da disputa do Brasileirão do ano seguinte. Atual campeão estadual, o time espera voltar a colocar o Pará na elite do futebol brasileiro, que desde 2005 (quando o Paysandu caiu) não recebe jogos da Série A.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]