• Carregando...
Nelio Naja, que morreu aos 65 anos, foi o criador do muay thai brasileiro, mas havia se afastado do esporte. | JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
Nelio Naja, que morreu aos 65 anos, foi o criador do muay thai brasileiro, mas havia se afastado do esporte.| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

Considerado o grande responsável por transformar Curitiba em protagonista das artes marciais mistas, o carioca Nelio Borges de Souza foi encontrado morto em Almirante Tamandaré na tarde desta quinta-feira (12). Ele tinha 65 anos e morava em uma casinha simples na região metropolitana da capital paranaense. O Grão Mestre, que nos últimos anos se considerava um ermitão, introduziu o muay thai no Brasil, no fim da década de 1970. Sua relação com o esporte, porém, já não era mais a mesma. “Há um cânion entre o muay thai e eu”, dizia ele, que tinha perdido o contato com a família havia alguns anos.

Naja mudou-se para Curitiba em 1976. Adaptando técnicas orientais, criou o muay thai brasileiro. Entre seus discípulos estão expoentes da luta na capital, como Rudimar Fedrigo, fundador da academia Chute Boxe, e Fábio Noguchi, espécie de tutor de Anderson Silva, grande campeão do UFC.

Em 2015, o repórter Fernando Rudnick contou a incrível história de Nelio Naja - como era conhecido -, cheia de altos e baixos, mas sempre com muita luta – dentro e fora dos ringues e octógonos da vida. Relembre essa reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]