• Carregando...
Aos 41 anos, o brasileiro Anderson Silva, mesmo já na parte final da carreira, ainda é um fenômeno nas redes sociais. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Aos 41 anos, o brasileiro Anderson Silva, mesmo já na parte final da carreira, ainda é um fenômeno nas redes sociais.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Seis anos de invencibilidade, aura de atleta modelo e cinturão de campeão. Anderson Silva chega à estreia do UFC em Curitiba, neste sábado (14), às 19h15, na Arena da Baixada, sem nenhum dos itens citados acima, todos exaltados na última vez que o lutador competiu no Brasil, em outubro de 2012.

O Spider, porém, continua imbatível quando o assunto é popularidade. Tanto que, mesmo sem estrelar o evento na cidade onde foi criado, consegue acumular mais seguidores no Twitter do que todos os atletas do card juntos.

O ex-campeão dos médios (até 84 kg) atrai a atenção de 7,5 milhões de pessoas na rede social, enquanto todos os outros 25 lutadores somam 3,9 milhões de fãs. Mesmo se acrescentarmos o perfil brasileiro do UFC na conta (1,54 milhão de seguidores), o veterano de 41 anos ainda tem cerca de dois milhões de fãs de vantagem no duelo de popularidade.

Curiosidades, lutas, agenda e dicas para os fãs. Saiba tudo do UFC em Curitiba

Leia a matéria completa

“O Anderson chega a Curitiba menor do que já foi, mas com o peso de ser maior do que todo o restante do evento”, aponta o jornalista especializado em marketing esportivo Erich Beting.

“Se compararmos com o Anderson de três, quatro anos atrás, ele não é mais o mesmo. Mas é o cara que se minha mãe vir, vai saber quem é. A pessoa comum o conhece”, argumenta Beting.

O caso de doping, divulgado em fevereiro do ano passado, foi o principal responsável pela perda de valor na imagem do veterano, que também sofreu o primeiro nocaute da carreira e quebrou a perna de maneira dramática em um período de apenas três anos. Por um longo período dominado pelo brasileiro, o ranking peso por peso não conta mais com a presença do Spider.

No octógono montado no centro do estádio do Atlético, Anderson Silva fará apenas a terceira luta em que não é a grande atração da noite – as outras foram na estreia, em 2006, e em duelo válido pelos meio-pesados (até 93 kg), em 2009. Será o 21.º combate dele no UFC.

Ou seja, o brilho da estrela do esporte, mesmo que em menor intensidade, segue com um alcance de astro-rei.

“O Anderson Silva ajuda a atrair a atenção do público. Sua força continua gigante”, ressalta Beting.

Duelos de popularidade

Confira, luta a luta do UFC198, quem leva a melhor nas redes sociais

Fabrício Werdum (275 mil) x Stipe Miocic (42,2 mil)

Ronaldo Jacaré (82,8 mil) x Vitor Belfort (1,47 milhão)

Cris Cyborg (103 mil) x Leslie Smith (12,5 mil)

Anderson Silva (7,55 milhões) x Uriah Hall (67,4 mil)

Maurício Shogun (743 mil) x Corey Anderson (7 mil)

Demian Maia (472 mil) x Matt Brown (80,7 mil)

Warlley Alves (3 mil) x Bryan Barberena (2,6 mil)

Thiago Marreta (3,2 mil) x Nate Marquadt (98,2 mil)

John Lineker (8,7 mil) x Rob Font (1,6 mil)

Rogério Minotouro (453 mil) x Patrick Cummins (10,1 mil)

Francisco Massaranduba (19,8 mil) x Yancy Medeiros (7,6 mil)

Sergio Moraes (9,1 mil) x Luan Chagas (não tem)

Renato Moicano (349) x Zubaira Tukhugov (1,2 mil)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]