
O técnico Mano Menezes anunciou os 18 jogadores escolhidos por ele para buscar o ouro inédito em Londres. A surpresa foi a ausência do zagueiro David Luiz como um dos três atletas acima de 23 anos. O coxa-branca Lucas Mendes, única esperança do estado de ter um representante na Olimpíada e que integrava a lista prévia de 35 nomes, foi cortado.
O cabeludo do Chelsea perdeu a vaga para o atacante Hulk, do Porto, que se destacou nos amistosos recentes da seleção brasileira. Os outros dois "veteranos" convocados pelo treinador são Thiago Silva, do Milan, e Marcelo, do Real Madrid.
Mano evitou fazer projeções ou promessas. Mesmo cuidadoso, o treinador revelou que deverá usar a base dos últimos quatro amistosos para definir a equipe que estreará no dia 26 de julho, contra o Egito. A primeira partida, segundo o técnico, será um "tiro no escuro", pois não há informações sobre o rival.
Com a indicação de Mano de que vai manter a lógica dos amistosos, Oscar terá a preferência no meio, em detrimento a Ganso, que está com dores no joelho, lesão cuja gravidade ainda é desconhecida. "A ideia inicial é ter como equipe base, ao menos para os primeiros treinos, o time que disputou os amistosos. Mas não há garantias e nem se deve dá-las de forma antecipada em respeito aos demais que ambicionam as mesmas vagas [no time]", afirmou o técnico.
Dessa forma, o Brasil deverá ter Rômulo e Sandro ao lado de Oscar no meio, deixando Neymar, Leandro Damião e Hulk no ataque.
"O ganho com um jogador mais experiente e mais forte do meio para frente seria maior", argumentou Mano, explicando por que optou por Hulk e abriu mão de levar David Luiz. Para ele, a defesa já está bem arrumada. "Gostei da produção do Juan, para fazer companhia ao Thiago".
O técnico amenizou a pressão individual em Neymar. "Se tivermos uma seleção forte, alguém vai se sobressair. E temos nomes capazes de se revezarem para que a responsabilidade não recaia sobre um."
Mano terá os jogadores convocados à disposição a partir de segunda-feira no Rio, onde todos ficarão concentrados até o dia 17. Em caso de substituições, estão de sobreaviso o zagueiro Marquinhos (Corinthians), o meia Giuliano (Dnipro), o goleiro Gabriel (Milan), e o volante Casemiro (São Paulo).
