• Carregando...

Os nove novos vereadores de Maringá vão tornar o legislativo local um pouco mais novo. A partir do ano que vem, a média de idade entre os ocupantes das 15 cadeiras será de 49 anos, índice abaixo dos atuais 54 anos. No entanto, nenhum dos parlamentares tem menos de 30 anos.

O "caçula" da nova legislatura passa a ser Negrão Sorriso (PP), atualmente com 37 anos, mas que ainda fará aniversário antes de assumir a vaga em janeiro de 2013. Atualmente, o vereador mais novo é Wellington Andrade (PRP), com 31 anos, e que havia sido eleito com 27. O deputado estadual Evandro Júnior (PSDB) se elegeu vereador em Maringá com 20 anos, mas deixou o cargo para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa em 2011.

O vereador mais experiente passa a ser Doutor Manoel Sobrinho (PCdoB), que terá 66 anos no início da próxima legislatura.

Apenas uma vereadora

Além de mais jovem, a próxima legislatura será menos feminina. Será apenas uma vereadora, Márcia Socreppa (PSDB), que se elegeu depois de ficar na suplência e assumir a vaga deixada por Evandro Júnior. Já Marly Martin (PPL) não conseguiu a reeleição.

Escolaridade

A nova Câmara também tem escolaridade alta. A maioria dos eleitos tem ensino superior completo. São sete vereadores que já concluíram pelo menos uma faculdade: Flavio Vicente (PSDB), Humberto Henrique (PT), Luciano Brito (PSB), Dr. Manoel Sobrinho (PCdoB), Márcia Socreppa (PSDB), Mariucci (PT) e Ulisses Maia (PP).

Outros três também iniciaram algum curso superior, mas ainda não concluíram: Chico Caiana (PTB), Tenente Edson Luiz (PMN) e Luiz Pereira (PTC). Três declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter o Ensino Médio completo: Adilson do Bar (PSB), Capitão Ideval (PMN) e Mário Verri (PT). Belino Bravin (PP) completou o Ensino Fundamental e Negrão Sorriso (PP) declarou não ter completado o antigo primeiro grau.

Ocupação

Quatro dos eleitos declararam ser vereadores, embora a função não seja considerada uma profissão. Dois são empresários ou comerciantes. Há também advogado, aposentado, servidor público estadual, artista plástico, militar reformado, bancário, médico e contador. Apenas Negrão Sorriso não especificou qual é a sua ocupação, embora apresente programa em uma emissora de tevê local.

Origem

Maringá é a cidade natal de cinco dos 15 vereadores que assumem uma cadeira na Câmara ano que vem. Nove são de outras cidades do interior do Paraná e um nasceu em outro estado. Manoel Sobrinho (PCdoB) é natural de Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre os novos vereadores eleitos em Maringá

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]