O Desafio das Estrelas de kart, evento organizado por Felipe Massa no final da temporada em Florianópolis, já tem seus primeiros 21 pilotos confirmados. Cinco vagas ainda estão disponíveis e Jacques Villeneuve, campeão da Fórmula 1 em 1997, está próximo de confirmar sua vinda ao Brasil para a competição, que será disputada no novo Kartódromo Internacional de Santa Catarina, no bairro de Canasvieiras, construído especialmente para o evento, entre os dias 27 e 29 de novembro.
Além de Felipe Massa, um dos organizadores do evento, Michael Schumacher, Giancarlo Fisichella, Luca Badoer, Vitantonio Liuzzi, Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet são os pilotos confirmados que estão ou estiveram na Fórmula 1 recentemente. Além deles, pilotos como Tony Kanaan, da F-Indy; Bia Figueiredo, da Indy Lights; Antonio Pizzonia, da F-Superliga; Max Wilson, Luciano Burti, Popó Bueno, Marcos Gomes, Ricardo Zonta e Xandinho Negrão, da Stock Car, disputarão o evento.
Após o escândalo de Cingapura, revelado neste ano, Massa e Nelsinho se encontraram em agosto, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Ao final da sessão de treinos, o ex-piloto da Renault deu um abraço e cumprimentou o compatriota, mas recebeu apenas um aperto de mãos em resposta. Mais tarde, na semana do GP do Brasil, o brasileiro da Ferrari disse que ficou incomodado com a presença de muitos fotógrafos em seus boxes.
Na noite anterior, no entanto, Massa condenou a postura de Nelsinho no escândalo em entrevista ao GloboEsporte.com. Ele, que perdeu o campeonato de 2008 por um ponto para o inglês Lewis Hamilton, classificou a manobra da Renault como roubo. Massa diz que não aceitaria uma proposta semelhante na F-1.
"Foi uma atitude muito feia, né? Uma atitude de um piloto... Muito feia em geral. De uma equipe chegar e dizer que você tem que bater para renovar seu contrato. Um piloto que sabia que ia ser mandando embora. O Nelsinho tinha certeza que seria mandado embora. Jovem, errou, assumiu o erro. Acredito que assumir o erro é bom, porque o cara contou a verdade, tudo bem. Não deveria ter esperado tanto tempo para contar a verdade. Contou porque foi mandado embora, isso não é legal", disse, na ocasião.
Novo traçado de Florianópolis foi criado por Felipe Massa
O novo traçado, de 1.027 metros, foi idealizado por Felipe Massa contou com o auxilio do irmão Dudu, de Lucas di Grassi e do heptacampeão Michael Schumacher. Outros pilotos, como o americano Jeff Gordon e os brasileiros Thiago Camilo, Popó Bueno e Marcos Gomes, ajudaram na concepção.
"A nova pista oferece melhor estrutura, com medidas e padrão reconhecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). As obras estão aceleradas e a competição será um grande espetáculo para o público e de grande impacto social, já que vai promover arrecadação de recursos para atendimento social no Estado", diz Carlinhos Romagnolli, um dos organizadores da prova.
Confira a lista dos primeiros pilotos confirmados no Desafio das Estrelas:
Felipe Massa (BRA/Fórmula 1)
Rubens Barrichello (BRA/Fórmula 1)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Fórmula 1)
Lucas di Grassi (BRA/Fórmula 1)
Giancarlo Fisichella (ITA/Fórmula 1)
Luca Badoer (ITA/Fórmula 1)
Michael Schumacher (ALE/ex-Fórmula 1)
Nelsinho Piquet (BRA/ex-Fórmula 1)
Christian Fittipaldi (BRA/ex-Fórmula 1)
Tony Kanaan (BRA/Fórmula Indy)
Mario Moraes (BRA/Fórmula Indy)
Bia Figueiredo (BRA/Indy Lights)
Antonio Pizzonia (BRA/Fórmula Superliga)
Max Wilson (BRA/Stock Car)
Luciano Burti (BRA/Stock Car)
Popó Bueno (BRA/Stock Car)
Marcos Gomes (BRA/Stock Car)
Ricardo Zonta (BRA/Stock Car)
Xandinho Negrão (BRA/Stock Car)
Felipe Giaffone (BRA/Fórmula Truck)
João Paulo Oliveira (BRA/Super GT Japão)
-
Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
-
Governador, parlamentares e ministros já brigam pelo espólio político de Dino no Maranhão
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
O que são os centros de doutrinação wahhabi que se multiplicam no Ocidente