• Carregando...

Depois de sete anos de jejum, a Austrália volta ao topo do Circuito Mundial (WCT) com Mick Fanning. A confirmação só veio nesta terça-feira após a derrota do compatriota Taj Burrow nas quartas-de-final diante do também australiano Tom Whitaker por 15,00 a 10,93 e da eliminação precoce do octacampeão Mundial, Kelly Slater, nas oitavas-de-final contra o jovem Kai Otton, outro australiano, por 14,44 a 7,10. Mais solto após uns goles de champagne, cerveja e energético, ele disputou a final, contra Kai Otton, e conquistou o bicampeonato da etapa brasileira (14,83 a 10,50).

- Já estava na água quando o Joel perguntou: O Tom está ganhando? Não acreditei - diz.

Brasil consagra mais um campeão

A Austrália, que domina o WCT em quantidade de surfistas, não coroava um campeão mundial desde em 1999, quando Mark Occhilupo sagrou-se o melhor durante a etapa do Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi a vez do havaiano Sunny Garcia ser campeão nas ondas cariocas. A pequena e pacata Imbituba está mais uma vez em festa. A Praia da Vila, que desde 2003 recebe o Circuito Mundial de Surfe, o WCT, foi mais uma vez o centro das atenções na reta final da temporada. E, pela terceira vez na cidade, a quinta no Brasil, um surfista sai daqui com a taça de campeão da temporada.

Em 2004, o havaiano Andy Irons conquistou o tricampeonato na Praia da Vila. Na temporada seguinte, emoção multiplicada por sete em Imbituba: Kelly Slater garantiu o heptacampeonato.

O americano Kelly Slater, segundo colocado, e o australiano Taj Burrow, eram os únicos que tinham chances de levar a decisão do título para Pipeline, no Havaí, última etapa do ano.

Título indiscutível e merecido

O surfista da Gold Coast possui duas vitórias na temporada - em Snapper Rocks, Austrália, e Hossegor, França. Fanning ficou com o vice em Teahupoo, Taiti, e foi terceiro colocado nas etapas de Bell's Beach, Arica, Jeffrey's Bay e Mundaka.

Quando chegou a Imbituba, tinha olhos de tigre. Era o único que surfava todos os dias, duas vezes por dia. Tinha hora para tomar café, almoçar e jantar. Bebida? Só depois da comemoração, como Eugene, personalidade que assume depois de beber algumas cervejas.

A campanha

* Na primeira fase, Mick venceu a bateria contra o havaiano Bruce Irons e o brasileiro Guga Arruda, passando direto para a terceira fase * Na terceira fase, despachou o brasileiro Marco Polo * Nas oitavas, derrotou o compatriota Luke Stedman * Nas quartas, venceu o brasileiro Neco Padaratz * Nas semifinais, entrou na água já como campeão, pois Taj Burrow tinha perdido para Tom Whitaker. Depois, venceu o amigo Joel Parkinson * Na final, passou por Kai Otton

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]