• Carregando...
Ministro do Turismo, Luiz Barretto (em pé), elogia estrutura hoteleira de Curitiba para a Copa 2014 | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Ministro do Turismo, Luiz Barretto (em pé), elogia estrutura hoteleira de Curitiba para a Copa 2014| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, disse nesta quarta-feira (18) que Curitiba é favorita a ser subsede da Copa do Mundo de 2014. A afirmação veio depois de uma série de reuniões com membros do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo e uma passeio pela rede hoteleira da capital paranaense. "A cidade tem todas as chances. Isso não sou eu que digo, mas o Brasil todo", afirmou o ministro. "Torço por Curitiba e isso vai ser ótimo para o turismo." Barretto foi recebido, nesta quarta-feira (18), pelos membros do comitê ,no Palácio das Araucárias, sede do Governo do Estado.

O coordenador do comitê, o vice-governador Orlando Pessuti, afirmou que o projeto de cidade é ir além das exigências da Fifa. "Não queremos apenas trazer a Copa, queremos ser a melhor sede. Temos todas as possibilidades e a vontade de trabalhar para isso", disse. A Fifa vai anunciar as 12 cidades escolhidas em 20 de março.

O secretário estadual do Turismo, Celso Caron, lembrou que o Governo do Estado já trabalha em conjunto com o Ministério no projeto de regionalização do turismo no Paraná. A partir disso, o estado está pleiteando empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos turísticos. "Serão R$ 100 milhões, do Prodetur Nacional, voltados exclusivamente para o setor, que vão nos ajudar na Copa", disse.

O ministro Luiz Barretto expôs os planos do ministério para as cidades que serão sedes da Copa. Através de convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), está sendo realizada uma pesquisa de competitividade turística nas 17 cidades candidatas. O objetivo final é possibilitar que as 12 escolhidas se tornem centros de excelência em turismo internacional. "Com essa pesquisa, poderemos, em conjunto, pactuar a governança e um plano de ação para a Copa, que poderá ser avaliado todo ano", sugeriu o ministro.

O coordenador da pesquisa, Luis Gustavo Barbosa, da FGV, afirmou que esse processo facilitará os investimentos públicos e privados. "Temos que aproveitar todo o potencial turístico gerado, isso significa não somente os destinos únicos das cidades sedes. Os turistas deverão viajar em diversos circuitos", explicou.

No Ministério do Turismo, o Paraná é dividido em três regiões, de acordo com seu potencial turístico: Porto de Paranaguá, Foz do Iguaçu e Região Metropolitana de Curitiba. Em Paranaguá, por exemplo, o projeto é de que navios possam atracar no porto e os turistas, visitar a Serra do Mar e Curitiba. Para isso será necessária a construção de um novo terminal.

Turismo da cidade terá de passar por "qualificação profissional"

O ministro ainda advertiu que será necessário intenso trabalho de qualificação profissional para receber turistas na Copa do Mundo, e adiantou que convênio assinado entre Ministério do Trabalho, do Desenvolvimento Social e Turismo pretende qualificar 500 mil jovens do Bolsa Família para isso. "O evento vai demandar um ensino de inglês e espanhol. O turismo será uma das portas de saída do programa, e a Copa será fundamental para nosso sucesso."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]