i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Violência

Morte de torcedor provoca ameaça de vingança no Orkut

Presidentes das organizadas negam atrito entre facções e dizem que site de relacionamento “é coisa de piá”

  • PorCarlos Eduardo Vicelli
  • 30/06/2009 21:02

Apesar de a polícia ter descartado a ligação das torcidas organizadas com a morte do coxa-branca Maicon Diego Prestes de Oliveira, de 20 anos, o homicídio pode estar se transformando em mais um capítulo da intolerância entre facções dos clubes de Curitiba.

Integrante do Comando Oeste da Torcida Império Alviverde, principal uniformizada ligada ao Coritiba, Maicon morreu na manhã de domingo, vítima de um disparo ocorrido na madrugada de sábado, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Segundo informou à Gazeta do Povo um dos amigos do jovem morto, havia no grupo de 20 agressores pessoas usando a camiseta do Atlético e da Torcida Organizada Os Fanáticos – o atentado teria partido da Faixa de Gaza, uma das subdivisões da facção.

Desde domingo já circulavam ameaças de revide no site de relacionamento Orkut. No tópico "Morte, Luto", na comunidade oficial das organizadas do Paraná, torcedores prometiam vingança aos supostos assassinos.

"Não é do nosso costume envolver polícia. Se forem ‘eles’ mesmo (sic), vão ser cobrados na rua", escreveu um deles, que assina com as iniciais da torcida alviverde: I*A*V. A pedido dos próprios usuários, o tópico foi retirado do ar na segunda-feira.

As tentativas de represálias via internet não preocupam os dirigentes das organizadas. "Orkut é coisa de piá. De quem tem de entrar para casa quando começa a anoitecer. Não dá para levar em consideração", afirma Luiz Fernando Corrêa, o Papagaio, presidente da Império. "Cobraremos do Ministério Público para que o caso seja investigado, ninguém falou em vingança. E, se houver, que se aja com o mesmo rigor. Crime é crime, não importa o lado", emenda.

O discurso encontra eco no comando da rival Os Fanáticos. "Isso aí (Orkut) é coisa de bunda mole, de quem não tem moral para nada. Quem quer fazer alguma coisa, vai e faz", diz Júlio César Sobota, presidente dos Fanáticos. "(O orkut) serve para que a polícia tenha como ir atrás de quem escreve esse tipo de coisa. Pregamos que quem faça algo de errado, seja punido", acrescenta ele, relacionando a violência a ex-integrantes da organizada, expulsos por mau comportamento.

Delegado do Núcleo de Atendimento a Futebol e Eventos da Polícia Civil, Clóvis Galvão Gomes explica que o departamento vem monitorando com frequência o site. "Se houver (represália), é lógico que vai haver a prevenção. A polícia vai chegar antes".

Procurado pela reportagem, o coronel da Polícia Militar, Jorge Costa Filho, não pôde atender as ligações por ter passado o dia em reunião.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.