• Carregando...
Ionice de Souza: com 53 anos, o ensino médio completo e morando no Sítio Cercado, ela é uma típica eleitora de Curitiba | Fotos: Walter Alves/ Gazeta do Povo
Ionice de Souza: com 53 anos, o ensino médio completo e morando no Sítio Cercado, ela é uma típica eleitora de Curitiba| Foto: Fotos: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Mais violentas, zonas ganharam unidades do Paraná Seguro

As zonas eleitorais mais populosas de Curitiba são também as mais violentas e as que receberam Unidades Paraná Seguro (UPS) do governo estadual nos últimos meses. A Cidade Industrial de Curitiba – que faz parte do terceiro maior colégio eleitoral da cidade – recebeu quatro unidades: nas vilas Verde, Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Sabará. A Vila Osternack, no Sítio Cercado, último bairro onde foi implantado o patrulhamento, faz parte da maior zona eleitoral da cidade, com mais de 160 mil votantes. Já o Uberaba é o bairro mais populoso da 3ª zona eleitoral (segunda maior da cidade). Dos locais onde foram implantadas UPS, o Parolin é o que agrupa o menor número de votantes: faz parte da 176ª zona que possui quase 85 mil eleitores.

Demandas

Eleitores pedem mais investimentos nas áreas de saúde e segurança

Mais investimentos em saúde e segurança: estes são os pedidos recorrentes dos moradores da zona eleitoral mais populosa de Curitiba. Em uma visita ao Terminal do Sítio Cercado, as duas áreas foram alvos das maiores reclamações. "Precisamos de atenção principalmente na área da saúde e no policiamento, que aqui é bem ruim", diz a secretária Fernanda Silva.

Já a cozinheira Lourdes Aparecida dos Santos afirma que não possui queixas sobre os serviços da prefeitura. "Para mim está bom", revela. A maioria dos entrevistados afirma ainda que não escolheu seus candidatos e que pesquisa sobre cada um antes de votar. "Tem que escolher muito bem, pois a maioria promete e não cumpre", diz a cozinheira Andréia de Araújo Silva.

A operária Ionice de Souza está afastada do emprego há algum tempo. O motivo: dores no braço que não a deixam trabalhar. Há cinco anos ela passou por uma das piores experiências de sua vida: esperar meses por uma consulta com um ortopedista na fila do SUS e, quando descobriu que havia 4 mil pessoas na sua frente, teve de pagar por uma consulta particular que acabou constatando um rompimento no tendão do braço.

Com 53 anos, ensino médio completo e moradora do Sítio Cercado, no Sul de Curitiba, a agora dona de casa Ionice afirma que está se recuperando da lesão, mas ainda não está satisfeita com o tratamento recebido no posto de saúde do bairro. Mesmo assim, ela tem esperança de que a situação melhore nos próximos anos. "É muita fila. Tenho que fazer um exame e tenho que esperar até o ano que vem, pois tem muita gente na frente", conta. E ela vai além nas reclamações: "Ultimamente está acontecendo muito assalto no Sítio Cercado".

Ionice, como suas preocupações e desejos, sintetiza o eleitor "médio" de Curitiba: composto por mulheres na faixa de idade entre 45 e 59 anos, com ensino médio completo (o antigo 2.º grau) e moradoras dos bairros Xaxim, Sítio Cercado, Pinheirinho e Umbará, no Sul da cidade. Um eleitorado que pode decidir uma eleição acirrada como a da capital – e que ainda pode estar indeciso. Caso de Ionice. Mesmo com o poder de decisão nas mãos, ela admite que pouco conhece os candidatos e que não tem ideia de como vai escolher em quem votar.

Mais jovem e escolarizado

Os dados eleitorais de 2012 revelam um novo perfil de eleitor em Curitiba: mais jovem e instruído se comparado ao eleitor médio de outras eleições; mas ainda predominantemente feminino. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 54% do eleitorado da capital paranaense. Elas eram 53% na última eleição municipal, em 2008.

A faixa etária dos 45 e 59 anos já era a maior do eleitorado curitibano em 2008, com 24,3% dos eleitores. Hoje, eles são 26,4%. Neste ano, houve ainda um incremento dos eleitores de 16 e 17 anos – faixa etária em que o voto não é obrigatório. Houve um aumento de quase 6 mil eleitores em relação a 2008 (eles saltaram de 0,77% do eleitorado para 1,3%). Já entre os eleitores idosos (acima de 60 anos) houve um decréscimo. Ele eram 14,9% em 2008 e hoje são 13,4%.

Os dados mostram ainda que, na última eleição municipal, apenas 16% do eleitorado tinha ensino superior (completo e incompleto) e, em 2012, esse número subiu para 35%. A faixa do eleitorado que chegou ao ensino médio caiu de 41,5% para 38%, mas ainda é a que reúne o maior número de eleitores. O eleitorado com o ensino fundamental completo ou incompleto é de 24,1% (ante 36,2% em 2008). Os analfabetos e aqueles que nem chegaram ao ensino fundamental eram 5,7% na última eleição e hoje são apenas 2,5% do eleitorado.

"Essa mudança [aumento da escolaridade] pode dar novos contornos ao debate eleitoral", diz o cientista político Emerson Cervi, da UFPR. "Mesmo assim, não significa que o eleitor tenha maior interesse pela política, pelo contrário, aqueles com maior escolaridade tendem a não se interessar pelo assunto."

Força no Sul

Os dados do eleitorado curitibano mostram ainda que, de 2008 para 2012, houve uma mudança na maior zona eleitoral. Há quatro anos, era 3.ª Zona, formada por bairros do Leste de Curitiba: Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Cristo Rei, Tarumã e Capão da Imbuia. A 3.ª Zona tinha 13% do eleitorado em 2008. Foi ultrapassada pela 145.ª Zona, no Sul da cidade, formada pelo Xaxim, Pinheirinho, Sítio Cercado e Umbará.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida Pública | 2:05

Em uma visita ao terminal do Sítio Cercado, que faz parte da 145ª zona eleitoral de Curitiba, a maior da capital, os moradores pedem mais investimentos em saúde e segurança. Para os entrevistados, este é o grande desafio para o próximo prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]