• Carregando...
Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

Palma de Mallorca, Espanha – O suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal são os dois melhores tenistas do mundo há algum tempo. O primeiro é soberano nas quadras de grama, enquanto o segundo é o rei do saibro. O tira-teima entre eles será um duelo inusitado, chamado de "Batalha das superfícies", hoje, a partir das 11 horas (de Brasília), em Palma de Mallorca, na Espanha.

Para confrontar Nadal e Federer, gênios de estilos diferentes, foi montada uma quadra que tem um lado com piso de saibro e outro de grama. O duelo se transformou num sucesso de público, com os 6,8 mil ingressos esgotados no primeiro dia de venda, o que já garantiu uma renda de 1,2 milhão de euros.

"Jamais participei de algo parecido", disse Federer, que é o número 1 do mundo há mais de três anos e conquistou o título das últimas quatro edições de Wimbledon, o principal torneio de grama do circuito. "Acho até um pouco louco esse desafio. Mas acho que vai ser divertido. Já fiz uma exibição com Rafael em novembro do ano passado, na Coréia, e foi bem interessante."

Número 2 do mundo, sempre atrás de Federer, Nadal é o atual bicampeão de Roland Garros, o principal torneio de saibro, um piso que sustenta um recorde de 72 vitórias seguidas. Mas, no desafio de hoje, ele não quer apenas se divertir. Por jogar em casa – nasceu em Palma de Mallorca –, promete lutar muito pela vitória. "Não posso decepcionar jogando em casa", afirmou o espanhol.

O jogo será disputado em melhor-de-três sets. Os tenistas terão de mudar de estratégia a cada mudança de lado, o que acontece a cada dois games disputados. Além disso, passando de um tipo de piso para outro, eles irão precisar mudar de tênis: na grama, a sola do calçado exige pequenos cravos, para não escorregar, enquanto no saibro, ela precisa ser lisa.

As apostas estão favoráveis a Nadal, que joga em casa e vem de dois títulos seguidos, em Montecarlo e Barcelona. Mas os especialistas apontam Federer como favorito, pois ele pode usar o serviço para pressionar o adversário nos dois tipos de piso, independentemente dos recentes maus resultados que teve.

- Na TV: Batalha das Superfícies, às 11 h, no Sportv.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]