• Carregando...
Ruta Meilutyte, de apenas 15 anos, leva o ouro nos 100m peito | Reuters
Ruta Meilutyte, de apenas 15 anos, leva o ouro nos 100m peito| Foto: Reuters
  • Ruta Meilutyte beija a medalha conquistada na prova dos 100m peito

Depois da chinesa de 16 anos Ye Shiwen assustar o mundo ao ter ganho a medalha de ouro nos 400m medley, nesta segunda-feira (30) foi a vez da lituana Ruta Meilutyte, de apenas 15 anos, subir no lugar mais alto do pódio.

A jovem fez o tempo de 1min05s47 nos 100m peito, desbancando favoritas como a americana Rebecca Soni, a russa Julia Efimova e a australiana Leisel Jones. A lituana já havia pulverizado o recorde europeu nas semifinais quando fez o tempo de 1m05s21 e atraiu a atenção da mídia.

Após um pequeno atraso devido um problema técnico em um equipamento, as atletas caíram na piscina e Meilutyte liderou a prova desde o início, sendo ameaçada por Soni (ex-medalhista da prova) apenas nos metros finais. Agora, a lituana se prepara para disputar os 50m e 100m livres.

Esta é a primeira vez que a Lituânia conquista uma medalha de ouro na natação, mas Meilutyte já era uma das estrelas da natação em seu país, pois detém cinco recordes nacionais (50, 100 e 200m livre e 50 e 100m peito).

Para melhorar ainda mais sua performance, a jovem mudou-se aos 13 anos para a Inglaterra e, agora, torna-se a segunda pessoa mais jovem da história da natação a conquistar uma medalha de ouro. A japonesa Kyoko Iwasaki conquistou o ouro nos 200m peito com apenas 14 anos na Olimpíada de Barcelona. A atleta mais jovem a conquistar um ouro na história dos Jogos Olímpicos é a americana Marjorie Gestring dos Saltos Ornamentais, que subiu ao lugar mais alto do pódio em Berlim (1936) com 13 anos. A marca de atleta mais jovem a conquistar uma medalha pertence a dinamarquesa Inge Sorensen, que ganhou o bronze nos 200m peito com apenas 12 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]