• Carregando...
Rafael Nadal posa para fotos com o troféu do US Open durante tradicional passeio do campeão na Times Square | Chris Trotman/ AFP
Rafael Nadal posa para fotos com o troféu do US Open durante tradicional passeio do campeão na Times Square| Foto: Chris Trotman/ AFP

O espanhol Rafael Nadal igualou grandes mitos da história do tênis ao conquistar o seu primeiro título do US Open na noite de segunda-feira, passando a ter vencido todos os quatro torneios que formam o Grand Slam, assim como Fred Per­­ry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emer­­son, Andre Agassi e Roger Fe­­derer. Com apenas 24 anos, o atual líder do ranking mundial pode agora mirar o recorde de Federer, que já soma 16 títulos de Grand Slam, mas garante que isso não é uma obsessão.Agora, o espanhol possui nove títulos dos quatro principais torneios de tênis, sendo um do Australian Open, cinco de Roland Garros, dois de Wimble­­don e um do US Open. "Isso está muito longe. Os 16 estão muito longe", ad­­mitiu Nadal. "O que busco é ser o me­­lhor tenista."

Sua idade e desempenho em finais de Grand Slam, porém, permitem que o recorde possa se tornar realidade. Afinal, Nadal disputou 11 decisões desse tipo de torneio, com 9 vitórias, apenas 2 derrotas e um aproveitamento de 81,8%. Desde o começo do profissionalismo, em 1969, e considerando tenistas com cinco ou mais finais disputadas em torneios de nível Grand Slam, apenas o australiano Rod Laver possui um de­­sempenho me­­lhor do que o espanhol (83,3%).

O terceiro título seguido de um Grand Slam, o que não acontecia no tênis masculino de 1969, foi especial para Nadal, já que foi a sua primeira final do US Open, onde, admitiu, sempre teve maiores dificuldades por causa das quadras rápidas. "As quadras duras sempre foram as mais difíceis, porque demorava mais para me adaptar", afirmou o espanhol, que também foi campeão em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada, o que o fez disparar na liderança do ran­­king mundial.

Nadal também foi o primeiro tenista canhoto a faturar o troféu do Grand Slam disputado nas quadras de Nova York desde o norte-americano John McEn­­roe, em 1984. "Acho que agora tenho uma pequena parte na história do tênis", comemorou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]