• Carregando...
Aos 70 anos, Luciano do Vale se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo | Zanone Fraissat / Folhapress
Aos 70 anos, Luciano do Vale se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo| Foto: Zanone Fraissat / Folhapress

Faleceu neste sábado (19), aos 66 anos, o narrador Luciano do Valle, depois de passar mal em um voo. Ele viajava para Uberlândia (MG), onde faria neste domingo a transmissão da partida entre Atlético-MG e Corinthians, pela primeira rodada do Brasileiro. Chegou a ser atendido no aeroporto por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, mas não resistiu.

De acordo com o repórter Fernando Fernandes, que acompanhava Luciano no voo para Uberlândia, o locutor se queixava de dores nas costas antes de embarcar. Já no avião, ele passou mal - começou a transpirar e a ficar pálido.Um médico que viajava junto prestou os primeiros atendimentos e solicitou uma ambulância para recebê-los no aeroporto.

Durante o trajeto ao hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, o quadro de Luciano se agravou e ele apresentou dificuldades para respirar. Após dar entrada no hospital por volta das 15h15, morreu às 16h15.

Para o médico que socorreu o narrador no avião, Roberto Botelho, ele sofreu uma morte súbita "que acontece menos de uma hora após começarem os sintomas". "As hipóteses vão desde interdição de aorta, embolia pulmonar ou a um infarto, e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava", afirmou.

Um ano após completar 50 anos de carreira, o jornalista estava se preparando para narrar mais uma Copa do Mundo. A Band, emissora que ele ajudou a alavancar nos anos 80 como o "Canal do Esporte", até às 17h15 deste sábado dizia ainda não saber a causa da morte.

Luciano marcou época na televisão brasileira, tendo narrado a Copa de 1982 pela Rede Globo. Ele era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e de 2006 até agora. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista, no domingo passado, entre Ituano e Santos.

O narrador teve papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na tevê. Por exemplo organizou o jogo memorável entre Brasil e União Soviética, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro. Abriu espaço para Hortência e Paula, do basquete, transmitiu jogos de futebol feminino, alavancou a carreira de Maguila no boxe e deu o início para transmissões da NBA, Fórmula Indy e futebol americano no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]