Com entrosamento, Firmino entrou como referência para Neymar no ataque da seleção brasileira no primeiro amistoso de 2015 e preparatório para a Copa América no segundo semestre. Na vitória por 3 a 1 sobre a França, o técnico Dunga surpreendeu na escalação, com Elias como titular e o atacante do Hoffenheim como parceiro do craque da seleção. Antes de a bola rola no Stadé de France, palco da derrota na final de 1998, os jogadores fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o avião da Germanwings, na última terça-feira (24).
O jogo tranquilo começou com grande intensidade de passes no meio de campo, com poucos contra-ataques e sem muitas faltas. Em uma cobrança de escanteio, Varane subiu sozinho para cabecear e abriu o placar para a França aos 21 minutos. Apesar do vacilo de Miranda, que originou o primeiro gol francês, a zaga brasileira foi constante na defesa da área no restante do jogo. A troca de bola foi o fator decisivo para o Brasil empatar o jogo. Com vários passes perto da área, Firmino tocou para Oscar, que igualou o placar aos 40 minutos em um chute forte.
O segundo tempo seguiu o mesmo padrão do jogo, de passes no meio de campo. Aos 11 minutos, o Brasil roubou a bola e, com um passe de Willian, Neymar virou o jogo. A pressão aumentou para o lado francês, que respondeu com bons contra-ataques. O goleiro Jefferson teve trabalho para segurar a contrapartida da França. Depois de uma cobrança de escanteio aos 23 minutos, Luiz Gustavo cabeceou com perfeição, para fechar o placar.
A dupla jovem (Neymar e Firmino têm 23 anos) trabalha bem com todo o time. A nova configuração do ataque brasileiro parece valorizar a posse de bola e o jogo em equipe. O desempenho dos dois também foi influenciado pela excelente atuação de Willian, que apareceu na armação de todas as jogadas importantes da seleção. Esta foi a sétima vitória consecutiva do Brasil depois da Copa do Mundo.
A seleção de Dunga volta a campo no próximo domingo (29), em Londres. No Emirates Stadium, o Brasil vai enfrentar o Chile ao meio dia (horário de Brasília).
Gols
1º tempo
1 x 0 (21 min) – Varane (FRA)
1 x 1 (40 min) – Oscar (BRA)
2º tempo
2 x 1 (11 min) – Neymar (BRA)
3 x 1 (23 min) – Luiz Gustavo (BRA)
CRAQUE
Neymar
O craque da seleção brasileira soube administrar bem o jogo. Jogando bem com a equipe, também foi favorecido pela boa atuação do parceiro de ataque Firmino.
BONDE
Matuidi
O francês perdeu várias chances no meio de campo e acabou substituído por Giroud na metade do segundo tempo.
GUERREIRO
Willian
Aparecendo em várias jogadas importantes para a seleção brasileira, o meia atuou como armador e foi essencial para a vitória do Brasil.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião