• Carregando...
Usain Bolt deixou o Rio de Janeiro com três outros, somando nove ao todo em Jogos Olímpicos. | Fernando Frazão/Agência Brasil
Usain Bolt deixou o Rio de Janeiro com três outros, somando nove ao todo em Jogos Olímpicos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Michael Phelps

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Após superar episódios de prisão, uso de drogas, alcoolismo e depressão, o nadador norte-americano alcançou o mais elevado grau de consagração olímpica nos Jogos Rio-2016. Faturou seis medalhas, sendo cinco de ouro. No total, acumula 28 medalhas olímpicas, sendo o maior da história.

No Rio, também se tornou o primeiro atleta a vencer a mesma prova quatro vezes seguidas na Olimpíada, os 200 metros medley. E ultrapassou a ex-ginasta soviética Larissa Latynina, dona de 14 conquistas, no posto de maior medalhista de ouro em provas individuais, somando 16.

Usain Bolt

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Aos 29 anos, o jamaicano Usain Bolt mostrou mais uma vez que ainda não tem adversário à altura. Na Rio-2016, conquistou os históricos tricampeonatos dos 100 e 200 metros rasos, além dos 4 x 100 metros, somando ao todo nove ouros olímpicos na carreira.

A última prova do jamaicano na Olimpíada, a final do revezamento 4 x 100, foi também a última da sua carreira. Alçado ao status de lenda, Bolt declarou: “estou tentanto ser um dos maiores, estar entre [Muhammad] Ali e Pelé. Espero que depois destes Jogos, eu esteja no grupo”. O tempo dirá.

Kaori Icho

Jack Guez/AFP

Com um golpe a dois segundos do fim da luta final conta a russa Valeria Zholobova, a japonesa Kaori Icho conquistou, aos 32 anos, o tetra campeonato olímpico na luta olímpica estilo feminino. Ela já havia sido ouro em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.

Com a conquista no Rio, Icho fez história com diversas marcas quebradas. Ela é a primeira mulher na história olímpica a ganhar ouro em provas individuais em quadro edições consecutivas dos Jogos, a única atleta tetracampeã olímpica da luta estilo livre e a primeira japonesa a subir no pódio quatro vezes nos Jogos.

Teddy Riner

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Melhor judoca do mundo, o francês Teddy Riner não deixou chances aos concorrentes e conquistou o ouro olímpico nos Jogos do Rio-2016 com uma vitória sobre o japonês Hisayoshi Harasawa na final da categoria peso pesado masculino, acima de 100 kg.

No caminho, ele eliminou o brasileiro Rafael Silva, o Baby, que acabou terminando com o bronze. Em Londres-2012, Riner já havia conquistado a medalha de ouro. Em Pequim-2008, levou o bronze. O monstro do judô, de 27 anos, é ainda oito vezes campeão mundial.

Laura Trott e Jason Kenny

Odd Anderswen/AFP

A história do casal britânico de ciclistas não tem precedentes na memória olímpica. Nos Jogos Rio-2016, eles somam cinco provas de ciclismo de pista e cinco medalhas de ouro. Há quatro anos, em Londres, Trott já havia vencido duas medalhas de ouro.

Kenny já tinha um ouro de Pequim-2008 e outros dois de Londres-2012. No total, somam juntos dez medalhas de ouro olímpicas. O casamento da dupla vencedora, que se conheceu graças ao esporte, está marcado para setembro deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]