• Carregando...
Bela paisagem durante a prova de ciclismo de estrada da Rio-2016. | ERIC FEFERBERG/AFP
Bela paisagem durante a prova de ciclismo de estrada da Rio-2016.| Foto: ERIC FEFERBERG/AFP

A primeira prova de rua da Olimpíada do Rio começou na manhã deste sábado (6). A disputa do ciclismo de estrada masculino mobiliza vários pontos da cidade. Os competidores vão pedalar mais de 200 km em um dos eventos mais equilibrados da Rio-2016. Confira algumas curiosidades.

Pedala, pedala, pedala...

BRYN LENNON/AFP

A prova masculina é a mais longa entre todas as modalidades da Olimpíada. Os ciclistas vão pedalar 237,5 km. Tudo debaixo de muito sol no Rio. Em Londres-2012, a disputa foi ainda mais longe – 250 km – e foi vencida Alexander Vinokourov, do Cazaquistão, com o tempo de 5h45min57s.

Roteiro

ERIC FEFERBERG/AFP

O ciclista que conseguir dar uma espiadinha durante a prova não vai se decepcionar. No roteiro da disputa estão lindos locais do Rio como o Forte de Copacabana (local de largada e chegada), praias de Ipanema, Leblon e da Reserva, Serra de Grumari e Estrada da Vista Chinesa.

Vestibular de medicina

GREG BAKER/AFP

Se as modalidades olímpicas fossem cursos disponíveis no vestibular, o ciclismo de estrada seria medicina. Nenhuma prova dos Jogos tem tanta concorrência pelas medalhas. A prova conta com 144 competidores e, logicamente, apenas três lugares no pódio. Os representantes brasileiros são Kléber Ramos e Murilo Fisher.

Campeão esquecido

Adriano Ribeiro/Gazeta do Povo

Um dos favoritos ao ouro é o britânico Chris Froome, atual campeão da Volta da França. Antes da prova, todos os ciclistas são obrigados a assinar uma espécie de lista de presença. Neste sábado (6), Froome esqueceu da tarefa, teve de ser chamado pelo alto-falante e se enfiar no meio da multidão para regularizar a situação.

Invasão colombiana

Adriano Ribeiro/Gazeta do Povo

Torcedores com a camisa da Colômbia foram os que mais chamaram atenção antes da largada da prova. O ciclismo é uma das modalidades mais fortes no país. Na última Olimpíada de Londres, Rigoberto Uran ficou com a prata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]