• Carregando...
Bolt completa 30 anos neste sábado, 21 de agosto | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Bolt completa 30 anos neste sábado, 21 de agosto| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Tricampeão olímpico no Rio, Usain Bolt completa 30 anos neste domingo (21). Conheça 30 fatos curiosos sobre o jamaicano, o homem mais rápido do mundo, e velocista mais dominante da história.

Dono de bar

Bolt tem um bar e restaurante em Kingston, capital da Jamaica, chamado Track & Records. O local mistura conceitos e esporte e música, além de oferecer pratos típicos da culinária local.

Track and Record bar, em Kinston

Aposentadoria em vista

O plano do velocista é se aposentar após o Mundial de Atletismo de 2017, em Londres, na Inglaterra, quando ele deve correr apenas os 100 m rasos.

Pós-carreira

Bolt já imagina o que fará quando se aposentar. Vai ajudar a Puma, sua patrocinadora, a desenvolver produtos e também pretende se dedicar à sua fundação, que apoia crianças carentes na Jamaica.

Apelido

Lighting Bolt – o Raio Bolt – é o apelido do homem mais rápido do mundo. É claro que a velocidade ajuda, mas a história é outra: antes de bater seu primeiro recorde mundial, em Nova York, houve uma tempestade de raios. O resto é história...

Predestinado

Bolt, em inglês, também quer dizer raio ou relâmpago. Quer dizer, o velocista nasceu mesmo para correr. Em suas comemorações, ele ergue os braços lembrando o formato de um raio.

Bolt vence no revezamento e se despede das Olimpíadas com nove ouros

Leia a matéria completa

Nome completo

Usain Bolt não é o nome completo do nove vezes medalhista de ouro em Olimpíadas. Na verdade, há também o sobrenome St. Leo entre o nome próprio e o sobrenome mais famoso.

Recordes na Alemanha

As duas corridas mais velozes da vida do jamaicano aconteceram em Berlim, na Alemanha. No Mundial daquele de 2009, ele marcou 9s59 nos 100 m e 19s19 nos 200 m – ambos recordes mundiais.

Ele não quer ser superado

Após encerrar sua carreira olímpica no Rio, Bolt se disse completo com o que conseguiu fazer nas pistas. “Espero que eu tenho colocado a barra alta o suficiente para que ninguém consiga repetir. Estou orgulhoso”.

Nove ouros olímpicos

Apenas Paavo Nurmi, da Finlândia, e Carl Lewis, dos Estados Unidos, também têm tantos primeiros lugares na história do atletismo. Bolt venceu os 100 m; 200 m e revezamento 4x100 m nas últimas três edições, feito inédito.

Recordação do Brasil

Bolt levará para casa duas coisas: o bastão do revezamento 4x100 m e uma bandeira do Brasil. “Vocês me adotaram”, agradeceu.

Privacidade

Apesar do jeitão extrovertido nas pistas – antes e até durante competições –, o jamaicano é discreto em seu país natal. Gosta de reunir a família e amigos em casa, jogar videogame e assistir filmes com a namorada.

Kasi namora Bolt há dois anosInstagram/Reprodução

Amor

Bolt também é discreto quando a questão é o coração. Ele namorada com a jamaicana Kasi Bennett, 26 anos, há dois anos. Ela trabalha com moda e veio ao Brasil acompanhar o Raio.

Fortuna

Segundo a revista People With Money, o corredor tem fortuna avaliada em US$ 300 milhões – cerca de R$ 1,2 bilhão.

Bob Marley

Como bom jamaicano, Bolt é fã declarado de Bob Marley, o famoso cantor de reggae. Alguns já questionam que é mais famoso na Jamaica...

Fã de futebol

O velocista adora futebol e é torcedor do Manchester United, da Inglaterra. Ele inclusive avisou que tentaria jogar profissionalmente após se aposentar, mas é claro que foi uma brincadeira.

Jogador de críquete

Na escola, Bolt jogava críquete. Um técnico, ao observar sua velocidade, sugeriu que tentasse o atletismo. “Quando fui para o segundo grau tive de escolher entre os dois”, lembra o atleta.

Primeira medalha

O Bolt que conhecemos não é saltador. Mas sua primeira conquista na história veio em uma prova pouco comum, que inclusive não é olímpica: 80 m com barreiras.

Recorde mundial nos 400 m rasos?

Bolt acredita que também poderia correr os 400 m rasos, já que consegue unir velocidade e fôlego de sobra. “Se meu técnico decidisse sozinho eu estaria correndo os 400 m. Sempre tentei arranjar maneiras para me desvencilhar. Mas ele acha que eu poderia quebrar o recorde mundial”.

Atenas-2004

Pouca gente lembra, mas aos 17 anos de idade Bolt competiu na Olimpíada da Grécia. Correndo lesionado, foi eliminado na primeira prova dos 200 m rasos. Desde então, ganhou tudo que disputou nos Jogos.

Campanha de vacinação

No mês passado, Bolt estrelou campanha de vacinação para várias doenças em seu país. Sua participação aumentou o número de crianças imunizadas em 72%.

Fones de ouvido

Bolt normalmente está usando fones de ouvido antes das provas. Ele escuta músicas variadas, sim, mas tabém faz uma propaganda da sua própria linha de produtos.

Inimigo das verduras

“Comer verduras é um sacrifício”, costuma dizer Bolt, que passou por um processo de reeducação alimentar no ciclo olímpico para a Rio-2016.

Bolt adora nuggetsDivulgação

Adora frituras

Quando surgiu como um fenômeno no cenário mundial do atletismo, o jamaicano não abria mão de comer frituras. Frango frito e batatas fritas são seus prediletos.

Heróis

Bolt tem três ídolos no atletismo: o americano Michael Johnson e os jamaicanos Herb McKenley e Don Quarrie, todos velocistas.

Altura

Até o surgimento de Bolt, era incomum ver velocistas altos. Com 1,96 m, o jamaicano mudou os padrões do esporte. Ninguém alcança suas passadas largas.

Campeão júnior

Em 2002, com 15 anos, o Raio venceu o Mundial Júnior nos 200 m rasos em Kingston, na Jamaica. Seu nervosismo era tão grande que ele trocou as sapatilhas, colocando nos pés contrários.

Cavaleiro Bolt?

O velocista acumula prêmios importantes. Venceu o Laureus – chamado de Oscar do Esporte – três vezes (2009, 2010 e 2013). Na Jamaica, ele foi nomeado em 2008 como comandante da Ordem de Distinção, equivalente a honra de cavaleiro real no Reino Unido.

Não larga bem

Bolt não tem um bom tempo de reação nas largadas. Nos 100 m da Rio-2016, só um dois oito adversários começou a prova depois dele. Mas mesmo saindo 0,155s após o disparo, ele chegou bem antes dos rivais.

Religioso

Bolt é católico e faz o sinal da cruz antes de todas as provas. Ele também usa a medalha miraculosa da virgem Maria durante as corridas.

Biografia

Sua história está contada no livre: Minha História: 9.58 – Sendo o homem mais rápido do mundo (tradução literal). O livro foi lançado em 2010.

Bolt e seu tradicional raioFernando Frazão/Agência Brasil
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]