• Carregando...
Prefeito do Rio, Eduardo Paes (colete vermelho), participa da inauguração do circuito de canoagem da Olimpída. | Beth Santos/Prefeitura do Rio
Prefeito do Rio, Eduardo Paes (colete vermelho), participa da inauguração do circuito de canoagem da Olimpída.| Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Com 450 metros de canais, o circuito de canoagem slalom da Olimpíada Rio-2016 foi inaugurado nesta quinta-feira (26) no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro. A inauguração marca o primeiro dia do evento-teste que contará com a participação de 250 atletas até o próximo domingo (29).

Antes de entregar as chaves simbólicas para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuszman, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, voltou a dizer que as obras no local terminaram antes do previsto. “Foi a nossa crise no final do ano passado, quando foi colocada em dúvida nossa possibilidade de entregar [o complexo para] as Olimpíadas”, afirmou.

As bombas do circuito já tinham sido inauguradas no dia 29 de setembro. Para alimentar as corredeiras, que simulam ondas e redemoinhos, o local consome um volume de água equivalente a sete piscinas olímpicas. A água será a mesma durante a competição, com uma estação de tratamento interna.

Segundo Paes, as águas do local servirão como uma área de lazer para os moradores da região após o evento-teste: “um legado antecipado”, disse. “O maior legado da Olimpíada é a melhoria da cidade. Aqui é a região da cidade que tem o maior número de jovens e um dos menores IDHs [Índice de Desenvolvimento Humano]. Vamos abrir para a população em dezembro, nos finais de semana”, disse.

Após a entrega das chaves para Nuzman, Paes usou um bote para dar uma volta no circuito.

De blusa social e usando uma capa de chuva, o prefeito remou com atletas, incluindo o tricampeão olímpico francês de canoagem Tony Estanguet, 37. O atleta lembrou dos atentados em seu país e o significado do esporte como provedor de paz.

“São tempos difíceis para o meu país após os atentados. Mas acredito que o esporte possa trazer uma contribuição positiva para o cenário internacional, e isso está no seu propósito: a união das pessoas e o compartilhamento de boas experiências. Pelo esporte essa mensagem pode ser enviada ao mundo”, afirmou.

Ainda de acordo com Estanguet, “até o momento o circuito mostrou boas condições”. “O evento será justamente para teste, mas até agora está tudo aprovado, sem dúvida.”

Nos Jogos Rio 2016, o Complexo Esportivo de Deodoro será sede de 11 modalidades olímpicas e quatro paraolímpicas.

As obras foram executadas pela Prefeitura do Rio, com recursos do Ministério do Esporte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]