• Carregando...
Imagem do Maracanâ durante a abertura da Olimpíada 2016. Participação ativa do público. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Imagem do Maracanâ durante a abertura da Olimpíada 2016. Participação ativa do público.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Com orçamento considerado reduzido, os diretores da cerimônia de abertura da Olimpíada prometeram uma grande ‘gambiarra criativa’ no Maracanã. E na linha do jeitinho brasileiro o público acabou se tornando parte da produção do evento e ganhou papel fundamental na festa de sucesso que marcou oficialmente o início dos Jogos do Rio.

Trinta minutos antes do início da abertura, a atriz e apresentadora Regina Casé foi ao centro do gramado e fez as vezes de diretora junto às arquibancadas. Os espectadores foram a orientados a usar o celular para um efeito de iluminação do Maracanã e simular sons de floresta para determinado momento da festa. O público também aprendeu, passo a passo, a coreografia de duas músicas.

Após volta ao mundo, paranaense Ágatha faz última escala até o pódio

Leia a matéria completa

E quando a festa começou para valer, ninguém se acanhou: todos fizeram sua parte para consolidar os ‘efeitos especiais’ às avessas. Um dos pontos altos foi a participação durante a música “País Tropical”, de Jorge Ben Jor. Praticamente o estádio inteiro se levantou, cantou alto e fez a coreografia da canção previamente ensaiada. O perfil analógico superou o tecnológico.

Apesar de o estádio não ter registrado lotação máxima, não faltou animação. O público fez muito barulho durante o discurso do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman. A cada exaltação ao Rio de Janeiro ou Brasil, gritos e aplausos.

Vários atletas foram festejados. Entre os carregadores da bandeira olímpica, Emanuel, Joaquim Cruz, Marta e, principalmente, Oscar Schimidt, tornaram o estádio ensurdecedor. Muita festa também para os condutores finais da chama olímpica: Guga, Hortência e Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os mais populares no desfile das delegações

O desfile dos atletas durou cerca de duas horas e contou com 207 delegações. Os brasileiros não perdoaram os argentinos que acabaram vaiados ao entrarem no Maracanã. Por outro lado, o restante dos países latinos foram recebidos com muitos aplausos. Os ‘campeões de audiência’ entre os estrangeiros, no entanto, foram europeus. Os times de Itália, Portugal e França foram ovacionados pelas arquibancadas. A equipe olímpica dos refugiados também foi muito celebrada e aplaudida de pé.

Paranaense da esgrima perde na primeira rodada

Leia a matéria completa

Como esperado, o ápice veio no momento de entrada da delegação do Brasil, conduzida pela porta-bandeira Yane Marques, medalhista de bronze no pentatlo em Londres-2012. As palmas e os gritos de “Brasil, Brasil!” tomaram conta do Maracanã durante todo o trajeto da equipe anfitriã.

Fora Temer

A decisão de não citar o nome do presidente interino Michel Temer no início da cerimônia esfriou qualquer possível embate político nas arquibancadas. Minutos antes do começo da festa, um pequeno grupo chegou a entoar gritos de “Fora Temer”, mas não foi levado muito adiante.

No entanto, Temer não escapou das fortes vaias ao declarar os Jogos abertos já na parte final da cerimônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]