• Carregando...
 | FRANCOIS-XAVIER MARIT/AFP
| Foto: FRANCOIS-XAVIER MARIT/AFP

A primeira hora de apresentações da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 levantou e emocionou o público no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (5).

A imagem inicial da apresentação, o símbolo da paz, logo deu lugar à figura de uma árvore, prenúncio do tema da preservação ambiental que seria tratado na sequência do show. Em seguida, o roteiro traçou a constituição do povo brasileiro.

GALERIA: veja imagens da cerimônia

Os nativos indígenas foram os primeiros a serem representados. Na sequência, caravelas simbolizando a chegada dos portugueses e o posterior desembarque dos escravos africanos deu sequência à cerimônia. Por fim, a aparição dos povos árabes e asiáticos continuou a representação da diversidade do povo bra’sileiro.

Em seguida, a apresentação migrou para a evolução do território nacional, das selvas e florestas que predominavam em seu início até o surgimento das metrópoles e favelas. Neste momento, o público acendeu seus celulares na arquibancada, interagindo com a festa. Atletas de parkour, estilo de arte originário da França, fizeram parte do show.

Logo em seguida, o avião 14 Bis irrompeu no estádio portando a figura do aviador Santos Dumont, o pai da aviação. A aeronave em seguida decolou para sobrevoar o Rio de Janeiro, ao som do Samba do Avião, de Tom Jobim.

Depois, foi a vez de mais uma canção de Jobim, Garota de Ipanema, tocar no Maracanã, marcando o desfile da top model Gisele Bündchen. Da Bossa Nova, apresentação migrou para o funk, na voz da cantora Ludmila. Em seguida, Elza Soares, Marcelo D2, Zeca Pagodinho e a curitibana Karol Conka também cantaram. Jorge Ben cantou País Tropical. Após o fim da música, o público seguiu cantando seu refrão à capela.

Por fim, o primeiro ato da cerimônia tratou dos problemas ambientais citados em seu início, como o aquecimento global, a poluição do ar, a elevação do nível dos oceanos, etc. A atriz Fernanda Montenegro narrou texto de Carlos Drummond de Andrade durante esta parte. Em seguida, teve início o desfile faz delegações de atletas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]