• Carregando...
Rafaela Silva com o sonhado ouro olímpico: “ninguém treinou mais do que eu” | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Rafaela Silva com o sonhado ouro olímpico: “ninguém treinou mais do que eu”| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A judoca brasileira Rafaela Silva, 11.ª no ranking mundial, venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do ranking, na final da categoria leve (até 57Kg), na tarde desta segunda-feira (8), e conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos do Rio, a segunda no quadro geral de medalhas.

Mais do que o primeiro ouro olímpico brasileiro nos Jogos do Rio, o triunfo foi a consagração da história de superação de Rafaela. A judoca foi vítima de racismo nos Jogos de Londres-2012. “Eu treinei muito. Depois daquele sofrimento, da minha derrota, muitos me criticaram, disseram que o judô não era para mim. Eu ia largar o judô. Agora sou campeã, treinei muito para estar aqui”, desabafou, entre lágrimas, a judoca, após a vitória.

GALERIA: veja imagens das lutas finais de Rafaela Silva

“Minha vida é o judô. Se não fosse o judô, eu poderia estar brincando na Cidade de Deus. Uma criança que cresce na comunidade não tem muito objetivo, porque a gente não tem nada. Em 2014 e 2015 ninguém treinou mais do que eu”, completou a atleta nascida na Cidade de Deus, enquanto o público delirava nas arquibancadas da Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro.

Em 2012, desclassificada por um golpe irregular contra a húngara Hedvig Karakas, a judoca foi chamada de macaca no Twitter e reagiu com palavrões e xingamentos.

“Vai se f... filho da p... Perdi, sim, sou humana como todos. Errei e sei que tenho capacidade para chegar e conquistar uma vaga para 2016”, reagiu ela à época. Depois do episódio, Rafaela procurou a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para pedir desculpa pelas declarações. A atleta não foi punida. Rafaela foi ouro no Mundial de judô de 2012.

Esta foi a 20.ª medalha da história do Judô brasileiro nos Jogos. Desde 1984 o judô do Brasil alcança o pódio na Olimpíada. Agora, são quatro ouros, três pratas e treze bronzes.

Antes da final, a brasileira havia batido a romena Corina Caprioriu (10.ª), na semifinal, a húngara Hedvig Karakas (9.ª), nas quartas de final, a sul-coreana Jandi Kim, número 2 do mundo, e a alemã Miryam Roper (15ª), esta em apenas 46 segundos de combate.

Já nas disputas de terceiro lugar, a portuguesa Telma Monteiro venceu a romena Corina Caprioru e ficou com um dos bronzes. E a japonesa Kaori Matsumoto superou Chen-Ling Lien, de Taipei, para conquistar o outro bronze.

Antes de Rafaela, o Brasil havia conquistado uma medalha de prata, com Felipe Wu, na prova pistola de ar 10 metros, no sábado (6). O atirador paulista somou 202,1 pontos, contra 202, 5 do campeão, o vietnamita Xuan Vinh Hoang, e 180,4 do chinês Wei Pang, medalha de bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]